Tamanho da fonte:
A PRECEPTORIA NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
As novas diretrizes curriculares dos cursos das áreas da saúde tem enfatizado a inserção precoce e responsável de acadêmicos nos serviços de saúde, permitindo que ocorra uma integração de docentes, estudantes e profissionais da saúde. A atuação pedagógica do preceptor deve ser pautada no diálogo, na participação, na reflexão crítica sobre a prática de saúde e na interdisciplinaridade das ações. O objetivo deste relato de experiência é descrever as estratégias utilizadas pela preceptoria do PET SAÚDE – Promoção da Saúde da UFPI para contribuir no processo de formação interdisciplinar dos alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição e Odontologia. A princípio os petianos foram apresentados ao serviço de saúde e ao Caderno de Princípios, Diretrizes e Ações na Saúde Mental para que pudessem se familiarizar com o cenário de prática. As atividades seguintes compreenderam o diagnóstico institucional-funcional do CAPS II, a participação em atividades de diversas categorias profissionais, o levantamento das necessidades de saúde dos usuários e a criação de vínculo com os mesmos. A partir dos resultados obtidos, a preceptoria solicitou que os alunos elaborassem estratégias de promoção de saúde em que fossem desenvolvidas ações interdisciplinares com os usuários, bem como a reorientação do trabalho de saúde no cenário de prática. Diante da experiência realizada, indica-se a importância da preceptoria no PET SAÚDE ao possibilitar um espaço de acolhimento e discussão para reflexão e construção das ações dos estudantes e profissionais em suas atividades interdisciplinares nos serviços de saúde.
Palavras-chave
FORMAÇÃO; INTERDISCIPLINARIDADE; PRECEPTORIA