Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A PRECEPTORIA NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Roberta Rocha Férrer Pompeu, Maria Luci Esteves Santiago, Alex Soares Marreiros Ferraz, Patrícia Ferreira de Sousa Viana, Jucyara da Silva Coelho

Resumo


As novas diretrizes curriculares dos cursos das áreas da saúde tem enfatizado a inserção precoce e responsável de acadêmicos nos serviços de saúde, permitindo que ocorra uma integração de docentes, estudantes e profissionais da saúde. A atuação pedagógica do preceptor deve ser pautada no diálogo, na participação, na reflexão crítica sobre a prática de saúde e na interdisciplinaridade das ações. O objetivo deste relato de experiência é descrever as estratégias utilizadas pela preceptoria do PET SAÚDE – Promoção da Saúde da UFPI para contribuir no processo de formação interdisciplinar dos alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição e Odontologia. A princípio os petianos foram apresentados ao serviço de saúde e ao Caderno de Princípios, Diretrizes e Ações na Saúde Mental para que pudessem se familiarizar com o cenário de prática. As atividades seguintes compreenderam o diagnóstico institucional-funcional do CAPS II, a participação em atividades de diversas categorias profissionais, o levantamento das necessidades de saúde dos usuários e a criação de vínculo com os mesmos. A partir dos resultados obtidos, a preceptoria solicitou que os alunos elaborassem estratégias de promoção de saúde em que fossem desenvolvidas ações interdisciplinares com os usuários, bem como a reorientação do trabalho de saúde no cenário de prática. Diante da experiência realizada, indica-se a importância da preceptoria no PET SAÚDE ao possibilitar um espaço de acolhimento e discussão para reflexão e construção das ações dos estudantes e profissionais em suas atividades interdisciplinares nos serviços de saúde.

Palavras-chave


FORMAÇÃO; INTERDISCIPLINARIDADE; PRECEPTORIA