Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PERMANECER SUS, DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, NA FORMAÇÃO EM SAÚDE, COM BASE NA VISÃO DOS ACADÊMICOS
David Ramos da Silva Rios, Danilo José Leite Gomes, Renata Meira Véras

Resumo


O programa Permanecer SUS envolve acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Psicologia e Serviço Social, das Universidades públicas do Estado da Bahia e caracteriza-se pela relação intrínseca entre educação-serviço, contribuindo, simultaneamente, para a implantação do acolhimento no atendimento das urgências/emergências e, para a formação crítico reflexiva dos futuros trabalhadores da saúde, ampliando, portanto, os cenários do processo ensino-aprendizagem, que passam a se articular com a realidade social do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação do Permanecer SUS, baseia-se, nos princípios do acolhimento e da humanização, propostos pelo Programa Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, do Brasil. Assim, o presente trabalho, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), objetiva analisar e refletir sobre o processo de implantação dessa estratégia no Estado da Bahia, atendo-se, especificamente, para suas contribuições na formação em saúde, de acordo com as percepções dos acadêmicos, envolvidos no programa. Para tanto, utilizou-se a metodológica da Etnografia Institucional, que considera que as ações cotidianas são coordenadas por textos ou práticas discursivas corriqueiras, que são naturalizadas no contexto institucional, logo foram realizadas observações participantes nas unidades de saúde. Percebeu-se através das informações coletadas que o Permanecer SUS tem conseguido relacionar educação/trabalho/serviço, na busca por melhorias no atendimento através da prática acolhedora e, ao mesmo tempo está contribuindo na formação dos futuros profissionais da saúde, integrando a universidade com o SUS, e garantindo a realização de ações respaldadas no atendimento integral do sujeito e nas práticas de humanização, mostrando-se, assim, de grande relevância para a formação em Saúde. Desse modo concluí-se que esse programa consegue extrapolar o domínio técnico-científico das práticas cotidianas de diversas profissões, e tem a sua centralidade nas ações de cuidado ao paciente, e no desenvolvimento de ações que garantam o atendimento integral e humanizado dos mais distintos sujeitos.

Palavras-chave


Acolhiment; Formação em Saúde; Humanização da Assistência; Gestão em Saúde

Referências


ALBUQUERQUE, Verônica Santos et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde. Rev. Bras. Educ. Méd., vol.32,n°3,p.356-362. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022008000300010&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 03de jul.2013

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004

DESLANDES, Suely Ferreira;MITRE, Rosa Maria de Araujo. Processo comunicativo e humanização em saúde. Interface-Comunicação Saúde, Educação.Vol.13, suppl. 1, p. 641-649. Botucatu, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832009000500015&script=sci_arttext>. Acesso em 22 abr. 2013.

DEVAULT, M.L. MCCOY, L. Institutional Ethnography, Using Interviews to Investigate Ruling Relations. In F.J.Gubrium and J.A.Holteins (Eds). Handbook of Interview Research. Thousand Oaks/London: Sage, 2002.

TORRES, Quitéria Silva do Nascimento. Estágio de Vivência no SUS de Alagoas: Contribuições para a formação do profissional da saúde. 38f. Dissertação (Especialização em Gestão do Trabalho em Saúde). Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008. Disponível em:<http://www.saude.al.gov.br/monografiaestgiodevivncianosusdealagoascontribuioparaaformaodoprofissionaldasade-12-03-2010>. Acesso em: 22 de abr.2012.

VELLOSO, Cid. Equipe Multiprofissional de Saúde. Revista E.F. nº 17 – Setembro de 2005. Disponível em: <http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3597>. Acesso em: 22 abr. 2013.