Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DIÁLOGO COM OS PRINCÍPIOS DO SUS NA PESPECTIVA DE UMA COMUNIDADE ISOLADA
Jéssica Pinheiro Carnaúba, Antônio Mende Figueredo Filho, Geraldo Jailton Pereira da Silva, Rose Eloise Holanda, Liene Ribeiro de Lima, Anne Fayma Lopes Chaves, Paulo Jorge de Oliveira Ferreira

Resumo


No Brasil, tem-se valorizado a educação de enfermeiros com capacidade de lidar com o dinamismo da realidade, o que implica na inovação das estratégias pedagógicas. No nosso país ainda existem comunidades isoladas, com difícil acesso a bens e serviços. Dessa forma, como tornar significativa a aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem em relação aos princípios do SUS na perspectiva dessas comunidades? Um dos campos de aprendizagem dos discentes de enfermagem durante os meses de setembro e outubro de 2013 foi à comunidade Cafundó, localizada no município de Choró-CE, a cerca de 200 metros de altura e à uma hora e 35 minutos de caminha, passando por pedras e córregos e onde não há transito de veículos. Nessa localidade moram cerca de 45 famílias, vivendo abaixo da linha da pobreza e sem saneamento básico. Assim, os alunos se depararam com diversos desafios para a assistência à saúde. Em relação ao princípio da universalidade, foi percebido que apesar das dificuldades geográficas e até mesmo as impostas pela própria população em virtude do fator cultural, foi possível realizar um atendimento eficaz, através da construção de uma relação de confiança, enfatizando sempre as ações de prevenção e redução de agravos. No que se refere à integralidade, este foi percebido como essencial, em que foi necessário considerar as especificidades de cada indivíduo. Quanto à equidade, foi evidenciado que existem muitas disparidades sociais em nosso país, em que ainda há pessoas vivendo em condições precárias. Assim, a redução das diferenças sociais mostra-se como um desafio a ser enfrentado, devendo ser encarado permanentemente. A atuação dos acadêmicos nessa comunidade mostrou-se de grande relevância, o qual constatou-se que apesar das muitas dificuldades enfrentadas para a prestação da assistência, ainda é possível transpor barreiras e realizar um cuidado adequado, desde que as atenções sejam voltadas para as particularidades de cada pessoa, sempre pautadas na ética, no diálogo e no empedramento da população. Como recomendações, pôde-se perceber a necessidade de mais estudos relacionados a comunidades isoladas, visto que os mesmos são escassos, além de colocar em pauta as comunidades de difícil acesso como campos valiosos para o ensino aprendizado dos profissionais da área da saúde.

Palavras-chave


Educação; Enfermagem; Saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Sistema único de Saúde SUS: princípios e conquistas. Brasília: Ministério da Saúde, 2000.

CASARIN, M. R.; PICCOLI, J. C. E. Educação em saúde para prevenção do câncer de colo do útero em mulheres do Município de Santo Ângelo/RS. Ciên Saude Colet, [S.l], v. 16, n. 9, p. 3925-393, set. 2011.

GARCIA, C. L; PEREIRA, H. C; MARINHO, M. N. A. S. B. Percepção das mulheres acerca do exame de prevenção do câncer cérvico-uterino. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 118-125, abr./jun. 2010.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.