Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CENTRO DE REFERÊNCIA NACIONAL DE NUTRIÇÃO ÀS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME. RELATO DE PROCESSO EM IMPLEMENTAÇÃO
Claudia Cople-rodrigues, Joyce Valle, Mariana Valle, Julina Omena, Martha Citelli

Resumo


A ciência da nutrição tem evoluído rapidamente nas últimas décadas abarcando áreas anteriormente pouco exploradas como Hematologia. Por décadas vem se concentrando estudos na prevenção e tratamento da anemia ferropriva. Apesar de ser reconhecida há mais de 100 anos, a anemia falciforme permaneceu por um longo tempo imperceptível aos olhos dos pesquisadores. Em 2012 foi criado o Centro de Referência de Nutrição à Pessoa com Doença Falciforme – NUTRIFAL - parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde buscando maiores estudos a respeito do binômio Nutrição e Doença Falciforme em todos os níveis do SUS. Além de subsidiar a criação de políticas públicas integrando instituições no âmbito municipal, estadual e federal, o NUTRIFAL tem como alvo a busca de parâmetros para gerar conhecimento sobre os aspectos alimentares e nutricionais metodologias e estratégias que promovam a alimentação saudável e principais recomendações nutricionais para as pessoas com doença falciforme, suas famílias e outros cuidadores, integralizando o processo ensino-pesquisa-extensão. Como resultados iniciais, foram apresentados 25 trabalhos técnico-científicos, um vídeo conferência e dois seminários virtuais. Em 2013 foram realizados três grandes treinamentos envolvendo nutricionistas e uma campanha em âmbito nacional que abrangeu profissionais de saúde e segmentos da sociedade organizada. O Centro de Referência vem aos poucos consolidando seus objetivos junto aos nutricionistas e demais profissionais, no atendimento da pessoa com doença falciforme, necessitando de expandir seus laços junto a diversas instituições.

Palavras-chave


POLÍTICAS DE SAÚDE; NUTRIÇÃO; DOENÇA FALCIFORME

Referências


AL-SAQLADI, L,A.-W. M; CIPOLOTTI,R.; FIJNVANDRAAT, K.; BRABIN, B. J. Growth and nutritional status of children with homozygous sickle cell disease. RIED. 2012 ; V.15, n.1: 143- 158.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 60 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de condutas básicas na doença falciforme. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual da anemia falciforme para a população / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007. 24 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de Educação em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2008. 72 p.

SMEKE ELM, OLIVEIRA NLS. Avaliação participante de práticas educativas em serviços de saúde.Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.79, pp. 347-360. ISSN 0101-3262.