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EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL COM FREQUENTADORES DE UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Resumo
A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea dentro dos vasos, o que leva o coração a trabalhar mais para bombear o sangue necessário às atividades do organismo. É uma doença silenciosa, que pode levar a problemas graves de saúde quando não é diagnosticada cedo. O tratamento da hipertensão pode ser medicamentoso e não medicamentoso, sendo este último o de mais difícil adesão do paciente, pois envolve mudanças em seus hábitos e modo de vida. Há a necessidade de se desenvolver formas de detecção precoce e abordagem integral da população tendo na educação em saúde uma opção de sensibilização e promoção da saúde. As ações educativas em saúde constituem-se um dos mais importantes e eficazes instrumentos utilizados para intervir no processo saúde-doença. A educação em saúde é uma estratégia transversal e que pode ocorrer em todos os níveis de assistência para aumentar o conhecimento da população e sua capacitação para o autocuidado. Trata-se de um relato da experiência da realização de atividade educativa sobre hipertensão arterial no restaurante universitário (RU) da UECE. A atividade foi planejada e desenvolvida por acadêmicos de enfermagem da UECE e proposta como forma de avaliação da disciplina de Educação em Saúde e Meio Ambiente. A atividade contou com aferição de pressão arterial, jogos educativos, cartazes, folders informativos, além da discussão dos acadêmicos com os frequentadores do RU. O local foi escolhido pelo intenso trânsito de pessoas, o que torna possível a interação com alunos, professores e servidores. A atividade foi realizada no horário em que o RU serve o almoço (10:30 – 13:00). A experiência foi válida, pois permitiu o desenvolvimento de atividade de promoção da saúde, tornando os acadêmicos aptos para realizar tais atividades e interagir junto à comunidade em prol da capacitação e sensibilização das pessoas para a busca de um estilo de vida saudável. Os acadêmicos conseguiram perceber o quanto sua atuação na comunidade é importante, pois enriquece sua formação que deixa o campo teórico e evolui para o prático. A disciplina também sai beneficiada, pois dessa forma atinge seu objetivo principal que é capacitar os acadêmicos para atuarem com educadores em saúde, promovendo saúde sem autoritarismo ou imposição de saberes, mas sim debatendo, discutindo e auxiliando a comunidade na construção e reconstrução do conhecimento, considerando o saber científico e popular como válidos e importantes.
Palavras-chave
Hipertensão; Educação em saúde; Enfermagem; Promoção da saúde