Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL COM FREQUENTADORES DE UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Ítalo Lennon Sales de Almeida, Patrícia Azevêdo de Castro Frota Aragão, Nathalia Holanda de Sousa, Gabrielle Moreira Morais, Iamim Belem Silva, Teresa Cristina de Freitas

Resumo


A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea dentro dos vasos, o que leva o coração a trabalhar mais para bombear o sangue necessário às atividades do organismo. É uma doença silenciosa, que pode levar a problemas graves de saúde quando não é diagnosticada cedo. O tratamento da hipertensão pode ser medicamentoso e não medicamentoso, sendo este último o de mais difícil adesão do paciente, pois envolve mudanças em seus hábitos e modo de vida. Há a necessidade de se desenvolver formas de detecção precoce e abordagem integral da população tendo na educação em saúde uma opção de sensibilização e promoção da saúde. As ações educativas em saúde constituem-se um dos mais importantes e eficazes instrumentos utilizados para intervir no processo saúde-doença. A educação em saúde é uma estratégia transversal e que pode ocorrer em todos os níveis de assistência para aumentar o conhecimento da população e sua capacitação para o autocuidado. Trata-se de um relato da experiência da realização de atividade educativa sobre hipertensão arterial no restaurante universitário (RU) da UECE. A atividade foi planejada e desenvolvida por acadêmicos de enfermagem da UECE e proposta como forma de avaliação da disciplina de Educação em Saúde e Meio Ambiente. A atividade contou com aferição de pressão arterial, jogos educativos, cartazes, folders informativos, além da discussão dos acadêmicos com os frequentadores do RU. O local foi escolhido pelo intenso trânsito de pessoas, o que torna possível a interação com alunos, professores e servidores. A atividade foi realizada no horário em que o RU serve o almoço (10:30 – 13:00). A experiência foi válida, pois permitiu o desenvolvimento de atividade de promoção da saúde, tornando os acadêmicos aptos para realizar tais atividades e interagir junto à comunidade em prol da capacitação e sensibilização das pessoas para a busca de um estilo de vida saudável. Os acadêmicos conseguiram perceber o quanto sua atuação na comunidade é importante, pois enriquece sua formação que deixa o campo teórico e evolui para o prático. A disciplina também sai beneficiada, pois dessa forma atinge seu objetivo principal que é capacitar os acadêmicos para atuarem com educadores em saúde, promovendo saúde sem autoritarismo ou imposição de saberes, mas sim debatendo, discutindo e auxiliando a comunidade na construção e reconstrução do conhecimento, considerando o saber científico e popular como válidos e importantes.

Palavras-chave


Hipertensão; Educação em saúde; Enfermagem; Promoção da saúde