Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DO GRUPO DE GESTANTES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE URUGUAIANA
Natalia Barrionuevo Favero, Camila Fernandes Wild, Olmir Cassiano Chaves da Silva, João Guilherme Torres Dini, Évilin Costa Gueterres, Rafaela Copelo Galarça, Elisa de Oliveira Rosa, Glaucia Dias dos Santos, Karen Katiane Moreira Medeiros, Andressa Silveira, Odete Messa Torres

Resumo


Introdução: na gestação, a mulher passa por profundas transformações, tanto no âmbito corporal como no emocional e estas são intimamente relacionadas. A implementação de grupos de gestantes nos serviços de saúde é fundamental para garantir uma abordagem integral e, ao mesmo tempo, específica à assistência no período gestacional Objetivo: promover uma assistência de qualidade no período gestacional, aumentar o número de gestantes admitidas no serviço, promovendo a integração em um elo entre a comunidade, serviço de saúde e centro de referência de assistência social. Metodologia: o grupo de bolsistas PET Redes de Atenção a Saúde, composto por acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), assumiu juntamente com a enfermeira gestora da unidade o compromisso de buscar as gestantes da comunidade para que recebessem acompanhamento pré-natal. A atividade teve início com a busca pelo endereço das gestantes em prontuários, deste levantamento identificou-se 68 gestantes residentes nos bairros que circundam a unidade de saúde. A estratégia para reunir as gestantes para orientação foi de buscar parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Uruguaiana/RS, que se localiza na mesma região. Desta parceria surgiu a ideia de realizar um chá de bebê coletivo. Foram confeccionados convites com data, hora e local para o encontro. Os estudantes saíram em visitas às residências para a entrega do convite e fazer a busca ativa. O encontro realizou-se no dia 13 de abril de 2013 às 15:00 horas no local cedido pelo CRAS. Foi apresentado um vídeo que revelasse a gestação semana a semana, a enfermeira responsável pela UBS e preceptora do grupo PET fez uma fala com orientações a respeito da necessidade de se fazer o acompanhamento pré-natal e das ações que a UBS oferece. Posteriormente, uma acadêmica de enfermagem realizou uma dinâmica a fim de amenizar as dúvidas e esclarecer mitos em relação à gestação. Por fim, a assistente social do CRAS falou sobre atividades que são desenvolvidas em encontros no CRAS. Resultados e discussão: dos 68 endereços listados foram visitadas 50 residências, sendo que 18 eram de difícil acesso, seis gestantes relataram nascimentos natimortos, quatro já haviam dado a luz prematuramente e três não residem mais no endereço. Compareceram ao encontro, 25 gestantes, que participaram ativamente das ações propostas. O encontro propiciou através de um trabalho de educação e saúde, desmistificar alguns tabus relacionados à gestação, pré-natal e exames. Reafirmando a ideia de que as ações de promoção da saúde devem ser eminentemente participativas e transformadoras. Conclusão: os momentos vividos possibilitaram conhecer, compreender e identificar a transformação da realidade. Assim, espera-se que o trabalho iniciado possa continuar e dar frutos, que as gestantes frequentem a UBS, para realizar o pré-natal, e busquem se inserir nas atividades propostas pelo CRAS.

Palavras-chave


gestantes; educação em saúde; pré-natal.

Referências


AMARAL, E. M.; SOUSA, F. L. P.; CECATTI, J. G. Atenção à gestante e à puérpera no SUS – SP: manual técnico do pré-natal e puerpério. Secretaria da saúde. Coordenadoria de Planejamento em Saúde. Assessoria Técnica em Saúde da Mulher – São Paulo: SES/SP, 2010.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2001.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Pré-natal: normas e manuais técnicos. 3ª ed. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde, 2000.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (Documento para discussão). Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2002.

 

CARDOSO, A. M. R.; SANTOS, S. M.; MENDES, V. B. O pré-natal e a atenção à saúde da mulher na gestação: um processo educativo. Diálogos possíveis. Universidade de Brasília –Departamento de Saúde Coletiva. Brasília. janeiro/junho 2007.

 

REBERTE, L. M.; HOGA, L. A. K. O desenvolvimento de grupo de gestantes com a utilização da abordagem corporal. Texto e Contexto Enfermagem, 14 (2), p. 186-92, 2005.

 

ZAMPIERI, M. F. M.; BRUGGEMANN, O. M. A melodia da humanização: reflexão sobre o cuidado no processo de nascimento. Florianópolis: Cidade Futura; 2001. O processo educativo: interpretando o som da humanização. p. 101- 7.