Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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Uma experiência em construção: Pedagogia do Território
Danielli Silva Costa, Raquel Maria Rigotto, Dayse Paixão Vasconcelos, Lorena Sousa, João Joventino Nascimento

Resumo


Para a construção de uma outra Ciência, exige-se dos pesquisadores, profissionais e estudantes ferramentas outras de apreensão da realidade, do concreto, do vivido, do território. Como construir uma Ciência emancipadora, transformadora de uma realidade marcada pela desigualdade que se dá em todos os âmbitos de vida da sociedade? A Pedagogia do Território é uma das respostas que está sendo construída e vivida, ela é em si experiência, um tipo de experiência que possui a capacidade de transforma a realidade e transformar-se a si. Ir ao território e ao campo muitos já o fazem, porém, quando falamos de Pedagogia do Território estamos nos referindo a um processo que requer um antes, durante e depois. Não podemos ir ao encontro de pessoas ou de seus territórios sem antes nos debruçarmos na produção teórica que os cercam. É através das leituras e diálogos que construímos uma lente capaz de realizar uma leitura sobre aquela realidade, que no dado momento do encontro poderá se reconfigurar ou manter conceitos já estudados. Quando o real se apresenta de forma mais viva proporciona intensas reflexões, questionamentos e problematizações, o que requer um diálogo posterior para extarnalizar essas reflexões, bem como identificar nas falas dos demais questões que você ainda não identificou, o que ajuda na construção coletiva de conhecimento. Uma Ciência Emancipadora, que se pretende não neutra, requer a participação de diversos sujeitos e saberes, além do saber científico, o saber proveniente do cotidiano de vida e de luta. Partindo do pressuposto que o pesquisador possui uma posição ético-política, essa construção de conhecimento se dará a partir da posição assumida pelo mesmo. A partir de uma formação que se consolida com a experiência da Pedagogia do território criamos um campo fértil para e florescimento de uma nova práxis acadêmica. Estamos falando não somente de uma formação do pesquisador, mas também do profissional, que muitas vezes preserva o ato de pesquisar mesmo em serviço. Com uma nova práxis acadêmica e uma formação que se dá a partir do chão concreto estamos de fato próximo a atender à Sociedade de forma justa.


Palavras-chave


Território; Formação; Ciência Emancipadora