Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ENVELHECIMENTO E A PRODUÇÃO DE CUIDADOS: POTÊNCIAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE INTERSETORIALIDADES
Marilia Cristina Prado Louvison

Resumo


Considerando o envelhecimento populacional e a longevidade conquistada, é necessário trazer pra roda o debate sobre o envelhecer e as velhices, para além do que se discute habitualmente no campo das condições crônicas e o chamado envelhecimento saudável. Utilizou-se o marco político do envelhecimento ativo (WHO, 2004, 2005) com enfoque em duas dimensões: construção de direitos e cultura de cuidados. Nesse sentido, realizaram-se vários processos de formação e debates com equipes de profissionais de saúde que demandaram a necessidade de qualificação de cuidados na construção de redes de saúde da pessoa idosa. Optou-se pela realização de rodas de conversas sobre políticas publicas e envelhecimento que permitiram ampliar o olhar para as necessidades de quem envelhece e a necessidade da escuta que identifique essa singularidade e construa coletivamente respostas intersetoriais mais “amigáveis”. O conhecimento gerontológico contribuiu para a qualificação do cuidado, mas pressupõe uma construção conjunta com o conhecimento em saúde pública (LOUVISON, 2009), ampliando a clinica e fazendo sentido para a atenção primaria em saúde. As equipes construíram novas potências para a gestão de cuidados, cuidadores e famílias, com inovação na produção de cuidados em redes (MERHY, 2003, CAMPOS E GUERRERO, 2008).

Palavras-chave


envelhecimento, cuidado

Referências


World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde . Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.: il.

WHO. Towards age friendly primary care. Genebra.2004

Louvison MCPL; Barros S. Políticas públicas e envelhecimento: a construção de uma política de direitos e os desafios da atenção integral à saúde da pessoa idosa no SUS. Boletim do Instituto de Saúde. Nº 47. Abril de 2009.

Campos, G. W. S.; Guerrero, A.V. P. (org.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Aderaldo e rothschild, 2008. 411 p.

Merhy, E. E. A perda da dimensão cuidadora na produção da saúde: uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar assistência. 2003.