Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA 2ª REGIÃO DE SAÚDE DO CEARÁ
Maria Homéria Leite de Morais Sampaio, Lucia Conde de Oliveira

Resumo


O percurso da descentralização das ações e serviços de saúde teve a sua continuidade com a regionalização por sua identidade geradora da região de saúde. Esta representa um território organizado com municípios vinculados às redes de atenção à saúde, cujos sujeitos se articulam num sistema integrado para garantir a regulação do acesso aos serviços de saúde à população. Essa regulação cria regras favoráveis à oferta, à demanda e ao acesso equânime, seguro e organizado em rede dos territórios municipais, microrregionais, macrorregionais, estaduais e interestaduais. A 2ª Região de Saúde do Ceará abrange dez municípios. Destaca-se Caucaia, por ser o município polo da 2ª Região de Saúde do Ceará e porque nele está a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, a qual forma a Macrorregião de Fortaleza. O objetivo do estudo é analisar a regulação do acesso aos serviços de média complexidade na 2ª região de saúde do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso com análise documental, utilizando-se a entrevista semiestruturada e a observação direta. Os sujeitos serão os gestores que compõem a 2ª região de saúde do Ceará: o coordenador, o assessor técnico e o administrativo, os dez membros da câmara técnica e os dez secretários de saúde. A coleta dos dados será no período de fevereiro a maio de 2014, em cada município que compõe a 2ª região. Esse projeto será submetido ao Comitê de Ética da Universidade Estadual do Ceará. Nos resultados parciais, os gestores perceberam que os problemas de acesso aos serviços de média complexidade – consultas e exames especializados da população da referida região de saúde, encontram-se com um déficit notório, dificultando o acolhimento e a marcação de consultas, o que impede a referência e contra-referência. A solução dos problemas do acesso de média complexidade dessa região consiste em aumentar a oferta, reduzir filas e orientar as equipes sobre a necessidade de encaminhar consultas e exames. As vantagens da regulação do acesso consistem em facilitar e organizar a marcação dos exames e consultas e permitir ofertas que constam no quadro de serviços. Os obstáculos para a garantia desse acesso incluem  poucos leitos nos hospitais e clínicas, demora na marcação de consultas e exames e reduzidas contra-referências. Conclui-se que a melhora do acesso à saúde consiste no aumento da oferta dos serviços, no funcionamento integral e real das redes e na associação entre a pactuação e a oferta dos serviços.

Palavras-chave


Regionalização; Regulação e Fiscalização em Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.

Referências


BAHIA, Lígia. Padrões e mudanças no financiamento e regulação do sistema de saúde brasileiro: impactos sobre as relações entre o público e privado. Rev Saúde e Sociedade. São Paulo, v.14, n.2, p. 9-30, 2005.

BELTRAMMI, Daniel Gomes Monteiro. Descentralização: o desafio da regionalização para Estados e Municípios. RAS, v.10, n. 41, out./dez., 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto Federal 7.508 de 28 de junho de 2011: Regulamentação da Lei 8.080/90. Brasília: ministério da saúde, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 – consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do referido Pacto. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 fev. 2006(b). Seção 1, p. 43-51.

BRASIL. Portaria n. 699 de 30 de março de 2006. Pacto pela Saúde: em defesa da vida, de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e em defesa do SUS. Brasília, DF, 31 mar. 2006(c).

BRASIL.Ministério da Saúde. Portaria GM n.1.559 de 01 de agosto de 2008. Institui uma Política Nacional Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 ago. 2008.

CASTELLIS M. A sociedade em rede. 10ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2007.

CASTRO, Janice Dornelles de. Regulação em saúde: análise de conceitos fundamentais. Sociologias. Porto Alegre, 2002; 4(7): 122-35.

CEARÁ. Secretaria de Saúde do Estado. Microrregiões de saúde: uma opção do Ceará. Fortaleza: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, 2000. p. 3-12.

CEARÁ. Secretaria de Saúde do Estado. Sistemas Microrregionais de Serviços de Saúde: uma estratégia de regionalização do SUS. Fortaleza, 2002.

DOURADO, D.A. de.; ELIAS, P.E.M. Regionalização e dinâmica política do federalismo sanitário brasileiro. Rev. Saúde Pública, v. 45, n. 1, p. 204-211, 2011.

FERREIRA, Janice Braga Barros. O processo de descentralização da saúde no estado de São Paulo. In: IBAÑEZ, Nelson; ELIAS, Paulo Eduardo Margeon; SEIXAS, Paulo Henrique D’Ângelo. Política e Gestão Pública em Saúde. São Paulo: Hucitec, 2011.

KUSCHNIR, R.; CHORNY, A.H. Redes de atenção à saúde: contextualizando o debate. Rev. Cienc. Saúde Coletiva, v.15, n.5, p. 2307-2316, ago. 2010.

LAVRAS, Carmen Cecília de Campos. Descentralização, regionalização e estruturação de redes regionais de atenção à saúde no SUS. In: IBAÑEZ, Nelson; ELIAS, Paulo Eduardo Margeon; SEIXAS, Paulo Henrique D’Ângelo. Política e Gestão Pública em Saúde. São Paulo: Hucitec, 2011.

MESQUITA, Rosélia Maria Soares. Consensos de Comissão Intergestores Bipartite para a organização do sistema microrregional de saúde. Fortaleza, 2011. 58 p. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade de Fortaleza, Fortaleza – CE, 2011.

MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. 2.ed. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.

MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Rev. Ciências & Saúde Coletiva, v. 15, n. 5, p. 2297-2305, 2010.

SILVA, M. V. S. da et al. Avaliação do Acesso em Saúde na 2ª Microrregião de Saúde, CE. Rev Saúde Soc. São Paulo, v. 21, supl. 1, p. 107-116, 2012.