Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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TÍTULO: EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CAMPO DO ESTÁGIO REFERENTE À GERÊNCIA DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM NATAL-RN
Jônia Cybele Santos Lima, Flávia Christiane de Azevedo Machado, Jane Suely de Melo Nóbrega, Joás Araújo

Resumo


Resumo: Nos últimos anos, tem existido, de modo diferenciado, entre as várias profissões da saúde, uma progressiva mobilização em torno da mudança da formação. A necessidade de integrar o ensino-serviço, como parte do papel da universidade, diante dos dilemas sociais, justifica estimular os alunos a pensar nessas problemáticas enfrentadas nos serviços e relacioná-las com a teoria incidida no curso. Nessa perspectiva, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência de docência no estágio de gerência nos serviços de saúde na atenção primária. Esse estágio integra o currículo do curso de Gestão de Sistema e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Santarém, Igapó e Vale Dourado, em Natal-RN, no I semestre de 2013. O Estágio no nível da Atenção Básica objetiva a vivência e análise dos processos de trabalho gerenciais. Assim, os discentes devem identificar problemáticas e suas consequências para a efetividade dos serviços, de modo a pensar estratégias viáveis para a intervenção nos nós críticos identificados. Foi utilizado o método do arco de Manguerez que retrata a educação problematizadora. O arco parte da realidade social e após análise, são levantadas hipóteses e possíveis soluções, para a seguir retornar à realidade. Tal metodologia, baseada nos processos de problematização, ultrapassa os limites do exercício intelectual, na medida em que as decisões tomadas deverão ser executadas ou encaminhadas, considerando sua possível aplicação à realidade. As análises deverão ser traduzidas em ações, capazes de provocar algum tipo de transformação nessa mesma realidade. Nesse sentido, o produto final do estágio é a realização de uma intervenção sobre um dos nós críticos no serviço vivenciado. Nas referidas unidades foram identificados como nós críticos: o desconhecimento da missão do serviço, o não planejamento das ações e a fragilidade da comunicação extra muros e dentro das unidades. Isto compromete valores vitais a essas organizações, como o vínculo, a responsabilização, a efetividade, resolutividade, a intersetorialidade e a atuação multiprofissional. Por conseguinte, as intervenções realizadas foram nas Unidades Básicas de Saúde de Santarém: A importância do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PAMQ); em Igapó: A Importância da Informação e em Vale dourado: O Acolhimento, Diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), como parte do Processo de Trabalho das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade. Desta forma, foi possível instigar a reflexão crítica e a análises obtidas sobre os processos de trabalho, por parte dos alunos e dos profissionais do serviço. Assim, o estágio potencializa uma mudança nas práticas gerenciais em prol do cuidado à saúde, contribuindo para a mudança do modelo de gestão e efetivação dos princípios e diretrizes do SUS. Docência nos Estágios; Ensino-serviço; Atenção Primária à Saúde; Gerência nos Serviços de Saúde.

Palavras-chave


Docência nos Estágios; Ensino-serviço; Atenção Primária à Saúde; Gerência nos Serviços de Saúde.