Tamanho da fonte:
DESENVOLVIMENTO E ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA DIANTE DA CONSULTA DE PUERICULTURA AO OLHAR DA FAMÍLIA
Resumo
Introdução: O crescimento e desenvolvimento faz parte de uma avaliação integral à saúde da criança de 0 a 6 anos de idade, sendo parte integrante da puericultura, a qual envolve a avaliação do peso, altura, desenvolvimento neuropsicomotor, vacinação, estado nutricional e intercorrências, devendo ser dada de maneira clara orientações à família sobre os cuidados com a criança na alimentação, higiene, vacinação e estimulação, ou seja, em todo atendimento, sem deixar de registrar os procedimentos realizados no cartão da criança. Objetivo: Identificar a percepção da família a cerca da alimentação na consulta de puericultura realizada pelos enfermeiros em centro de saúde na cidade de Fortaleza-Ce. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, pois buscará um esclarecimento das informações colhidas, acerca de um problema, o estudo possibilitará a capturar os fenômenos em sua complexidade, deste modo facilitando a apreensão e os significados do estudo em questão. Realizada em um centro de ESF que faz parte da cobertura da Secretaria Executiva Regional III (SER III), localizada na cidade de Fortaleza-CE. Resultados e discussão: Foram realizadas 11 entrevistas, 10 com mães de crianças e 1 sendo avó. A nutrição é um componente essencial para o crescimento e desenvolvimento do infanto, e sua promoção começa no nascimento sendo o leite materno a forma preferencial de nutrição de todos os bebes. O acompanhamento deve ser de forma regular, de modo que seja possível a detecção precoce de alterações, viabilizando as devidas condutas, com o objetivo de proporcionar a criança uma oportunidade para um desenvolvimento adequado. No Brasil o principal agente responsável por esse acompanhamento nos serviços de atenção primaria tem sido o enfermeiro, o acompanhamento do desenvolvimento deve ser realizado na atenção primária à saúde, onde deverá contar com o apoio da família, cabendo ao profissional responsável deter conhecimento necessário para uma boa avaliação da criança e orientações a família. Sendo esta última de suma importância para uma boa qualidade de vida da mesma. Considerações finais: A percepção das famílias acerca do conceito, operacionalização e informações ofertadas à comunidade quanto à realização das consultas de puericultura, tendo ficado nítida a precariedade e deficiência deste serviço, pois muitas das famílias entrevistada não sabiam descrever minimamente o conceito, ideais ou objetivos perseguidos em tais consultas.
Palavras-chave
Saúde da Criança; Enfermagem; Família
Referências
GAUTERIO, D.P.; IRALA, D.A.; CEZAR-VAZ, M. R.., Puericultura los Enfermagem: Perfil e principais Problemas Encontrados lós children Menores de hum Ano. Revevista brasilera enfermagem. , Brasília, v.65, n.3, junho de 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672012000300017&lng=en&nrm=iso >. Acessado em: 29 de abril de 2013.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 4ª edição. São Paulo – Rio de Janeiro: Editora Hucitec, 2010.
WONG, Fundamento de enfermagem pediátrica/ titulo enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro. 2011.
ANDRADE, M. M. Métodos e técnicas de pesquisa. In: Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Cap. 11, p. 129-136.