Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO E ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA DIANTE DA CONSULTA DE PUERICULTURA AO OLHAR DA FAMÍLIA
Alisson Salatiek Ferreira de Freitas, Valderlândia Alves Mariano, Eliane Alves Cordeiro, Maria Simone da Costa Freitas, Ingrid Martins Leite Lucio

Resumo


Introdução: O crescimento e desenvolvimento faz parte de uma avaliação integral à saúde da criança de 0 a 6 anos de idade, sendo parte integrante da puericultura, a qual envolve a avaliação do peso, altura, desenvolvimento neuropsicomotor, vacinação, estado nutricional e intercorrências, devendo ser dada de maneira clara orientações à família sobre os cuidados com a criança na alimentação, higiene, vacinação e estimulação, ou seja, em todo atendimento, sem deixar de registrar os procedimentos realizados no cartão da criança. Objetivo: Identificar a percepção da família a cerca da alimentação na consulta de puericultura realizada pelos enfermeiros em centro de saúde na cidade de Fortaleza-Ce. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, pois buscará um esclarecimento das informações colhidas, acerca de um problema, o estudo possibilitará a capturar os fenômenos em sua complexidade, deste modo facilitando a apreensão e os significados do estudo em questão. Realizada em um centro de ESF que faz parte da cobertura da Secretaria Executiva Regional III (SER III), localizada na cidade de Fortaleza-CE. Resultados e discussão: Foram realizadas 11 entrevistas, 10 com mães de crianças e 1 sendo avó. A nutrição é um componente essencial para o crescimento e desenvolvimento do infanto, e sua promoção começa no nascimento sendo o leite materno a forma preferencial de nutrição de todos os bebes. O acompanhamento deve ser de forma regular, de modo que seja possível a detecção precoce de alterações, viabilizando as devidas condutas, com o objetivo de proporcionar a criança uma oportunidade para um desenvolvimento adequado. No Brasil o principal agente responsável por esse acompanhamento nos serviços de atenção primaria tem sido o enfermeiro, o acompanhamento do desenvolvimento deve ser realizado na atenção primária à saúde, onde deverá contar com o apoio da família, cabendo ao profissional responsável deter conhecimento necessário para uma boa avaliação da criança e orientações a família. Sendo esta última de suma importância para uma boa qualidade de vida da mesma. Considerações finais: A percepção das famílias acerca do conceito, operacionalização e informações ofertadas à comunidade quanto à realização das consultas de puericultura, tendo ficado nítida a precariedade e deficiência deste serviço, pois muitas das famílias entrevistada não sabiam descrever minimamente o conceito, ideais ou objetivos perseguidos em tais consultas.

Palavras-chave


Saúde da Criança; Enfermagem; Família

Referências


GAUTERIO, D.P.; IRALA, D.A.; CEZAR-VAZ, M. R.., Puericultura los Enfermagem: Perfil e principais Problemas Encontrados lós children Menores de hum Ano. Revevista brasilera enfermagem. , Brasília, v.65, n.3, junho de 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672012000300017&lng=en&nrm=iso >. Acessado em: 29 de abril de 2013.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 4ª edição. São Paulo – Rio de Janeiro: Editora Hucitec, 2010.

WONG, Fundamento de enfermagem pediátrica/ titulo enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro. 2011.

ANDRADE, M. M. Métodos e técnicas de pesquisa. In: Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Cap. 11, p. 129-136.