Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Carla Priscilla Pereira Rios, Diênice Beltran Silveira, Carlos Alberto Davila Valau Junior, Denise Freitas, Maria de Lourdes Custódio Duarte, Odete Messa Torres

Resumo


Introdução: A Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências – estabelece as dimensões de cuidado: o acolhimento, o atendimento (diagnóstico, tratamento e cuidados), a notificação e o seguimento na rede de atenção e de proteção social. Para cada uma das dimensões, sugerem-se técnicas de abordagem para que o profissional de saúde possa sentir-se mais seguro na condução dos cuidados. O Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (CACAU) é uma instituição preconizada na Lei 8069/90 que é o Abrigo, recebe crianças e adolescentes em situação de risco, enquanto abrigados são atendidos em ambiente favorável ao seu desenvolvimento, garantindo-lhe moradia, Higienização, Alimentação, Saúde e Vestuário. Este abrigo tem capacidade de atender 50 crianças e adolescentes com recursos do Governo Estadual e do Governo Municipal. Objetivos: O estudo objetiva relatar a observação de acadêmicos de Enfermagem no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana- RS(CACAU). Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de três acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, que participaram juntamente com os funcionários dos serviços de atenção à criança e ao adolescente, no período de capacitação ‘Cuidado ao Cuidador’’ realizado por três alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, no período de 09/09/2013 à 10/11/2013. Resultados: A capacitação realizada pelas alunas do curso de Enfermagem mostraram a realidade vivida por funcionários do serviço de atenção à criança e ao adolescente, juntamente com os acadêmicos do PET Atenção Psicossocial, projeto da Universidade vinculado aos serviços de saúde do município; Os participantes tiveram a chance de romper com o isolamento, da troca de conhecimentos e da mobilização para o início da ação. Discussão: Durante a capacitação, foi possível evidenciar o interesse dos funcionários em estar fazendo parte de algo que traria muitos benefícios ao serviço, também ficou clara a satisfação dos acadêmicos do PET em estar proporcionando e acompanhando diretamente tal momento. Conclusão: Esta integração se fez crucial para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e os serviços de saúde, bem como a troca de experiências importante para a formação qualificada dos graduandos da área da saúde e demais.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO; SAÚDE;

Referências


  1. BOGHOSSIAN, C. Participação e saúde na trajetória social de jovens da Maré. Tese (Doutorado) – Instituto Fernandes Figueira (IFF)/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2010.

 

  1. SILVA JÚNIOR, A. G.; PONTES, A. L. M.; HENRIQUES, R. L. M. O cuidado como categoria analítica no ensino baseado na integralidade. In: PINHEIRO, R.; CECCIM, R. B.; MATTOS, R. A. (Orgs.). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área de saúde. Rio de Janeiro: IMS/Uerj, 2006. p.93-110.

 

  1. PEREIRA, L.A .Prefeitura Municipal de Uruguaiana- RS