Tamanho da fonte:
HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Resumo
Introdução: A Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências – estabelece as dimensões de cuidado: o acolhimento, o atendimento (diagnóstico, tratamento e cuidados), a notificação e o seguimento na rede de atenção e de proteção social. Para cada uma das dimensões, sugerem-se técnicas de abordagem para que o profissional de saúde possa sentir-se mais seguro na condução dos cuidados. O Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (CACAU) é uma instituição preconizada na Lei 8069/90 que é o Abrigo, recebe crianças e adolescentes em situação de risco, enquanto abrigados são atendidos em ambiente favorável ao seu desenvolvimento, garantindo-lhe moradia, Higienização, Alimentação, Saúde e Vestuário. Este abrigo tem capacidade de atender 50 crianças e adolescentes com recursos do Governo Estadual e do Governo Municipal. Objetivos: O estudo objetiva relatar a observação de acadêmicos de Enfermagem no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana- RS(CACAU). Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de três acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, que participaram juntamente com os funcionários dos serviços de atenção à criança e ao adolescente, no período de capacitação ‘Cuidado ao Cuidador’’ realizado por três alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, no período de 09/09/2013 à 10/11/2013. Resultados: A capacitação realizada pelas alunas do curso de Enfermagem mostraram a realidade vivida por funcionários do serviço de atenção à criança e ao adolescente, juntamente com os acadêmicos do PET Atenção Psicossocial, projeto da Universidade vinculado aos serviços de saúde do município; Os participantes tiveram a chance de romper com o isolamento, da troca de conhecimentos e da mobilização para o início da ação. Discussão: Durante a capacitação, foi possível evidenciar o interesse dos funcionários em estar fazendo parte de algo que traria muitos benefícios ao serviço, também ficou clara a satisfação dos acadêmicos do PET em estar proporcionando e acompanhando diretamente tal momento. Conclusão: Esta integração se fez crucial para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e os serviços de saúde, bem como a troca de experiências importante para a formação qualificada dos graduandos da área da saúde e demais.
Palavras-chave
EDUCAÇÃO; SAÚDE;
Referências
- BOGHOSSIAN, C. Participação e saúde na trajetória social de jovens da Maré. Tese (Doutorado) – Instituto Fernandes Figueira (IFF)/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2010.
- SILVA JÚNIOR, A. G.; PONTES, A. L. M.; HENRIQUES, R. L. M. O cuidado como categoria analítica no ensino baseado na integralidade. In: PINHEIRO, R.; CECCIM, R. B.; MATTOS, R. A. (Orgs.). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área de saúde. Rio de Janeiro: IMS/Uerj, 2006. p.93-110.
- PEREIRA, L.A .Prefeitura Municipal de Uruguaiana- RS