Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TESTE DE ACEITABILIDADE COMO FERRAMENTA DO CONTROLE DE QUALIDADE DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Sabrina Gomes Garcia, Lidiane Araujo Cezário

Resumo


Os Testes de Aceitabilidade da Alimentação Escolar são instrumentos que atuam no controle de qualidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). São definidos como um conjunto de procedimentos metodológicos que visa medir a aceitabilidade dos estudantes em relação à alimentação oferecida na escola. São ferramentas para avaliar a qualidade do serviço prestado, apresentando baixo custo e facilidade de aplicação. Com foco na aceitabilidade e adesão ao PNAE, evita também o desperdício de gêneros alimentícios e dos recursos públicos aplicados para este fim. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sobre testes de aceitabilidade aplicados em escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro, abordando seus principais aspectos, metodologia, resultados apresentados, bem como apontar diretrizes e estratégias que possibilitem melhor aproveitamento dos seus resultados, favorecendo assim a melhor adesão ao PNAE. A revisão foi realizada com base nos relatórios de testes de aceitabilidade aplicados anualmente com alunos em escolas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, consolidados no banco de dados do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), relativos aos anos de 2011 e 2012. O índice de adesão encontrado foi de 42,1% (2011) e 59% (2012), classificados como baixo e médio, respectivamente. Já o índice de aceitabilidade da maioria das preparações testadas em ambos os anos foi menor que o mínimo proposto pelo FNDE (85%), salvo exceção do frango à fantasia (84,6%), sugerindo uma boa aceitação. No estudo de 2011, os alunos sugeriram para inclusão no PAE preparações de alto valor calórico e baixo teor nutricional, o que reflete hábitos alimentares inadequados, ressaltando a importância de ações de educação alimentar. Diante do contexto epidemiológico atual, com aumento de obesidade e predomínio de doenças crônicas, o PAE contribui para formação de hábitos alimentares saudáveis. Os resultados encontrados nos estudos refletem este cenário. Ações de educação alimentar e escolas com ambientes promotores de saúde são estratégias imprescindíveis para o alcance dos objetivos do programa. Incorporação de novos alimentos e preparações, assim como outras formas de apresentação estão sendo implementadas para favorecer o aumento da adesão e aceitabilidade.

Palavras-chave


Alimentação escolar; teste de aceitabilidade; qualidade

Referências


CECANE] Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar UNIFESP. Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. São Paulo, 2010.

[FNDE] Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Apresentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-apresentacao>Acesso em: 14 de outubro de 2013.