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AVALIAÇÃO DOS USUÁRIOS E DOS AGENTES DE SAÚDE SOBRE A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) MIRIAN PORTO MOTA; FOTALEZA-CE
Resumo
O problema em questão consiste nas deficiências da UBS a partir da percepção e da necessidade de cada usuário. O contexto social não pode ser dissociado do processo saúde-doença. Isso torna-se visível quando, ao ser inferido sobre sua visão da UBS, o entrevistado responde entrelaçando fatores que influenciam indiretamente a qualidade desta, como violência e transporte público. Nessa experiência, foram colhidos depoimentos de pessoas que utilizam os serviços do posto a respeito da sua visão sobre os serviços que são oferecidos na UBS, o trabalho dos agentes de saúde e como é o acesso à UBS. Foi inferido também sobre como é o atendimento e sobre a disponibilidade dos medicamentos. A seguinte citação remete às percepções da usuária 1 que relatou uma visão negativa sobre determinados serviços: “... geralmente os principais faltam ... muitas vezes, acabo tendo que comprar, pois não estão disponíveis na unidade, em muitas faltam medicamentos. (sic)” e “ A organização deve ser melhor, nem sempre ter médico disponível no dia ... e em relação aos medicamentos, devem aumentar a disponibilidade, pois faltam muitos.”, mostrando que esse problema da falta de recursos é recorrente. A usuária 2 relata uma visão do processo saúde-doença relacionado à violência: “É longe e eu vou a pé, ... das duas últimas vezes que eu fui, ele foi me deixar(meu marido), que eu ia cedo né e faz muito medo da gente sair de casa cedo... Por isso que esse ano eu não fiz prevenção, porque eu tive de medo de ir. (sic)” Procuramos, também, a visão dos agentes de saúde em relação a UBS, sobre a sua relação com os outros profissionais e o que pode ser melhorado no posto de saúde. O agente 1,por exemplo, relatou que considerava o seu trabalho indispensável para um melhor acesso da população à saúde, “É o vínculo com a comunidade, é um elo. Eu marco consulta, marco exame e quando precisam de visita domiciliar do médico, eu aviso minha chefe, ela avalia e a equipe vai lá. (sic)”, o agente 2 revelou uma realidade já expostas pelos usuários, em relação a falta de recursos: “... no nosso posto faltam o samis que é pra marcar os exames, falta um laboratório. Por que se a gente tivesse esses equipamentos ajudaria muito na rapidez dos atendimentos! (sic).” Isso mostra a complementaridade das visões das duas partes. O efeito alcançado foi a melhor compreensão do que o Sistema Único de Saúde (SUS), pela figura da UBS, representa para duas classes funcionais diferentes, aquela que faz uso dele e aquela que exerce sua profissão por meio dele. Recomenda-se a resolução ou, pelo menos, amenização dos problemas apontados pelos pacientes, tanto os intrínsecos ao processo saúde-doença, como a falta de medicamentos e deficiência de médicos, quantos os extrínsecos, como diminuição da violência urbana, dessa forma garantindo aos usuários da UBS o pleno direito à saúde de qualidade pelo SUS.
Palavras-chave
UBS,usuários,SUS,agentes de saúde,relato de experiência