Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UECE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Pedro Renan Santos de Oliveira, Delane Felinto Pitombeira, Alessandra Silva Xavier, Raimunda Eliana Cordeiro Barroso

Resumo


A formação em saúde tem sido uma das grandes questões a serem enfrentadas pelas instituições de ensino superior, destacando-se aqui os cursos de graduação em Psicologia. Partindo dessas considerações, pretende-se nesse trabalho relatar as experiências, desafios e perspectivas empreendidas pelo curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no que diz respeito à realização de estágios básicos voltados para o campo da saúde. Por se constituir num curso recentemente criado (2008), tem-se realizado alguns esforços em direção à ampliação da compreensão dos processos saúde-doença-cuidado, a partir da reflexão crítica e reflexiva dos discentes acerca da inserção da Psicologia no campo da saúde pública. Neste sentido destaca-se a experiência da realização da disciplina Práticas Integradas de Trabalho do sétimo semestre (PIT V), cujos objetivos são conhecer os diversos contextos da rede de atenção à saúde, compreender a diversidade da atuação profissional na saúde pública e refletir acerca da inserção da Psicologia nesse campo. Desde o ano de 2011, os estudantes tem tido a oportunidade de se aproximar dos diversos níveis de atenção, a partir da articulação previamente realizada junto às diferentes instituições de saúde: Centros de Saúde da Família (CSF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e hospitais. Um dos desafios enfrentados refere-se à identificação dos psicólogos na rede de atenção do município, uma vez que ainda não se conta com um número significativo, principalmente no âmbito da atenção primária. Nesse nível de atenção, além do escasso número de profissionais, enfrenta-se o baixo interesse dos alunos, já que este interesse tem se voltado para a atuação hospitalar e em saúde mental. Pode-se apontar a aproximação com os profissionais das residências multiprofissionais como um dos fatores importantes no enfrentamento desses desafios. A articulação e diálogo junto aos profissionais também tem se constituído como elemento relevante, uma vez que aproxima a universidade dos serviços. Assim, considera-se que as experiências dos estágios básicos do curso tem favorecido uma maior apropriação do campo da saúde pelos estudantes, reconhecendo a diversidade de práticas dos psicólogos aí inseridos. Considera-se ainda que essas experiências tenham contribuído para a reflexão crítica acerca da complexidade da atuação profissional no cenário público, reconhecendo a Psicologia como presente na agenda da defesa do SUS.

Palavras-chave


SUS; Psicologia; Formação em Saúde