Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
Gabrielle Peixoto, Paulo Átila da Silva Viana, Saulo Barros Teixeira

Resumo


Introdução: O Programa de Saúde da Família, criado em 1994, proporcionou um novo campo de atuação para os profissionais da saúde, no que diz respeito ao estreitamento da relação profissional/usuário, na busca pela universalização do serviço. Nessa perspectiva, a equipe de saúde deve estar sensibilizada e preparada para prestar assistência à família respeitando suas necessidades e individualidades. A formação do perfil desses profissionais deve-se iniciar, durante a vida acadêmica, incorporando a prática do contato contínuo com esse público. A visita domiciliar é uma ferramenta que deve ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando a formação do pensamento crítico e uma visão holística das peculiaridades da população assistida. Objetivo: Relatar à experiência vivida por alunos do curso de Medicina e Enfermagem durante uma visita domiciliar. Métodos: A visita ocorreu em dezembro de 2013, a uma família composta por pai, gestante de alto risco e quatro crianças residentes da periferia da cidade de Sobral-CE. Foi realizado o Genograma, Ecograma e Apgar da família para facilitar o entendimento de todas as variáveis envolvidas no processo saúde e doença, bem como a escuta ativa sobre os anseios e dúvidas. Resultados: A partir da aplicação dos instrumentos citados, foi possível o levantamento dos dados característicos da família, possibilitando aos acadêmicos, desenvolver o perfil para a assistência e intervenções necessárias a serem implementadas. A experiência proporcionou no grupo a reflexão sobre a importância da prática da assistência fora das unidades de saúde, visando à proximidade e acesso direto as peculiaridades da saúde desse público. Conclusão: A incorporação da prática da visita domiciliar constante se faz necessária, com o objetivo de desenvolver a habilidade no acadêmico e profissional de saúde, para avaliar a população no processo saúde/doença, determinantes sociais, desenvolvimento de habilidades comunicacionais e despertar o interesse para a atenção primária.

Palavras-chave


SAÚDE DA FAMÍLIA; VISITA DOMICILIAR; EDUCAÇÃO MÉDICA

Referências


AMARO, S. Visita domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE,2003

CYRINO, E.G. Humanizar é preciso: a dimensão essencial do cuidado. In: CYRINO, E.G.et al. (Org.). A universidade na comunidade: educação médica em transformação.Botucatu: Eliana Godfarb Cyrino, 2005. p.33-8.

LEITE, A.J.M.; CAPRARA, A.; COELHO FILHO, J.M. (Orgs.). Habilidades decomunicação com pacientes e famílias. São Paulo: Sarvier, 2007.

LOPES, W.O.; SAUPE, R.; MASSAROLI, A. Visita domiciliar: tecnologia para o Cuidado,o ensino e a pesquisa. Cienc. Cuid. Saude, v.7, n.2, p.241-7, 2008

ROMANHOLI, R.M.Z. A visita domiciliar como estratégia de ensino aprendizagem naintegralidade do cuidado. 2010. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Medicina deBotucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu. 2010.