Tamanho da fonte:
AVALIAÇÃO DA/PARA A QUALIDADE DA FORMAÇÃO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumo
Caracterização do problema: Este trabalho relata a experiência da avaliação dos cursos de graduação da Faculdade de Saúde Pública/USP. Toma-se como ponto de partida o projeto político pedagógico reconhecendo como instrumento essencial para a gestão da qualidade da formação dos egressos desejados. Em 2011 inicia o novo PPP de Nutrição, criado em 1939, e em 2012 a implementação do curso de Saúde Pública. Assume-se o compromisso de produzir resultados articulados com as políticas educacionais e da saúde. A avaliação implica uma prática que potencializa a crítica acerca das atividades curriculares planejadas e realizadas. Este relato descreve o processo de implementação da avaliação dos cursos com ênfase na construção de indicadores de qualidade e instrumentos. Descrição da experiência: O sistema de avaliação em implementação adota uma metodologia qualiquantitativa, cujo modelo resulta de um conjunto de atividades articuladas: uma pesquisa bibliográfica sobre experiências de avaliação de cursos de graduação e gestão acadêmica através do Programa Ensinar com Pesquisa; oficinas com docentes sobre indicadores de qualidade das atividades curriculares e a estrutura dos instrumentos, além de reflexões sobre os referenciais teóricos da avaliação; oficina de alunos sobre indicadores de qualidade; reuniões do Grupo de Apoio Pedagógico; e os resultados de dois momentos de validação dos questionários do docente e discente. O primeiro envolveu aplicação junto a uma amostra de alunos e docentes de disciplinas do 1º semestre/2012 do novo PPP de Nutrição. O último a aplicação junto a docentes e discentes das disciplinas ofertadas no 1º semestre/2013 de ambos os cursos. Finalmente, a análise desses, buscando identificar potencialidades e fragilidades do processo de aplicação e da qualidade dos dados gerados, que direcionou ajustes no conteúdo e forma dos instrumentos de avaliação. Efeitos alcançados: Os olhares apreendidos direcionam-se ao desenvolvimento global da disciplina, ao desempenho do docente, discente, monitor e bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, à infraestrutura e à autoavaliação. Nesta dimensão, são avaliadas as competências gerais da formação, além do compromisso com as atividades curriculares e as relações interpessoais. Recomendações: A avaliação deve ser assumida como instrumento de responsabilização e não de cobrança, pois revelar-se uma via de aprendizagem e autoconhecimento. Uma cultura avaliativa está em construção.
Palavras-chave
Avaliação de curso – graduação _ Nutrição – Saúde Pública _ Universidade de São Paulo
Referências
BÓGUS, Cláudia Maria e PEREIRA, Tatiane Nunes. Proposta para gestão de projeto político pedagógico do curso de Nutrição. São Paulo: USP/FSP/Curso de Graduação de Nutrição, 2012. (relatório) LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
PATTON, Michael Quinn. The Challenges of Making Evaluation Useful. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.13, n.46, p. 67-78, jan./mar. 2005.
Universidade de São Paulo - USP. Faculdade de Saude Publica. Projeto Político Pedagógico Bacharelado em Nutrição, 2011.
___________. Projeto Político Pedagógico Bacharelado em Saúde Pública, 2012.