Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA/PARA A QUALIDADE DA FORMAÇÃO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Aline Mourão de Sousa, Tiago Lobo, Zilda Pereira, Claudia Maria Bogus, Ana Maria Cervato, Gizelton Pereira Alencar, Otilia Barbosa Seiffert, Sofia L Oliver, Mariana Tarricone Garcia, Izabella Alves, Lucia Guerra

Resumo


Caracterização do problema: Este trabalho relata a experiência da avaliação dos cursos de graduação da Faculdade de Saúde Pública/USP. Toma-se como ponto de partida o projeto político pedagógico reconhecendo como instrumento essencial para a gestão da qualidade da formação dos egressos desejados. Em 2011 inicia o novo PPP de Nutrição, criado em 1939, e em 2012 a implementação do curso de Saúde Pública. Assume-se o compromisso de produzir resultados articulados com as políticas educacionais e da saúde. A avaliação implica uma prática que potencializa a crítica acerca das atividades curriculares planejadas e realizadas. Este relato descreve o processo de implementação da avaliação dos cursos com ênfase na construção de indicadores de qualidade e instrumentos. Descrição da experiência: O sistema de avaliação em implementação adota uma metodologia qualiquantitativa, cujo modelo resulta de um conjunto de atividades articuladas: uma pesquisa bibliográfica sobre experiências de avaliação de cursos de graduação e gestão acadêmica através do Programa Ensinar com Pesquisa; oficinas com docentes sobre indicadores de qualidade das atividades curriculares e a estrutura dos instrumentos, além de reflexões sobre os referenciais teóricos da avaliação; oficina de alunos sobre indicadores de qualidade; reuniões do Grupo de Apoio Pedagógico; e os resultados de dois momentos de validação dos questionários do docente e discente. O primeiro envolveu aplicação junto a uma amostra de alunos e docentes de disciplinas do 1º semestre/2012 do novo PPP de Nutrição. O último a aplicação junto a docentes e discentes das disciplinas ofertadas no 1º semestre/2013 de ambos os cursos. Finalmente, a análise desses, buscando identificar potencialidades e fragilidades do processo de aplicação e da qualidade dos dados gerados, que direcionou ajustes no conteúdo e forma dos instrumentos de avaliação. Efeitos alcançados: Os olhares apreendidos direcionam-se ao desenvolvimento global da disciplina, ao desempenho do docente, discente, monitor e bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, à infraestrutura e à autoavaliação. Nesta dimensão, são avaliadas as competências gerais da formação, além do compromisso com as atividades curriculares e as relações interpessoais. Recomendações: A avaliação deve ser assumida como instrumento de responsabilização e não de cobrança, pois revelar-se uma via de aprendizagem e autoconhecimento. Uma cultura avaliativa está em construção.

Palavras-chave


Avaliação de curso – graduação _ Nutrição – Saúde Pública _ Universidade de São Paulo

Referências


BÓGUS, Cláudia Maria e PEREIRA, Tatiane Nunes. Proposta para gestão de projeto político pedagógico do curso de Nutrição. São Paulo: USP/FSP/Curso de Graduação de Nutrição, 2012. (relatório) LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

PATTON, Michael Quinn. The Challenges of Making Evaluation Useful.  Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.13, n.46, p. 67-78, jan./mar. 2005.

Universidade de São Paulo - USP. Faculdade de Saude Publica. Projeto Político Pedagógico Bacharelado em Nutrição, 2011.

___________. Projeto Político Pedagógico Bacharelado em Saúde Pública, 2012.