Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A OFICINA DE MÚSICA DENTRO DA PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL AUXILIANDO O TRATAMENTO DE PACIENTES INSTITUCIONALIZADOS
Ana Paula Perilli Perilli de Carvalho, Sonia Lessa, Thiago Ferreira Sobral, Carliane Azevedo Silva

Resumo


Caracterização do problema: A oficina de música no Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária surgiu a partir do cenário de muita discriminação onde pessoas com hanseníase foram isoladas da sociedade. Hoje, não há mais o isolamento compulsório, porém, ficaram seqüelas físicas e psicossociais nos indivíduos favorecendo o desenvolvimento da dependência química que aumenta a morbidade e mortalidade nesta população. A oficina de música objetiva ser um espaço de troca de experiências, socialização e construção grupal e intervir no cotidiano destas pessoas melhorando a qualidade de suas vidas. Descrição da experiência : A oficina de música ocorre semanalmente com duração de uma hora e meia. A dinâmica ocorre através do canto, falas e uso de instrumentos musicais. Utilizou-se a Teoria Cognitiva Comportamental, que permite treinar habilidades Sociais e mudar hábitos prejudiciais como a dependência química gerando uma melhor qualidade de vida nos participantes. Efeitos Alcançados: Durante o processo de trabalho os participantes foram se tornando mais próximos e interagindo melhor entre eles e com a equipe. Começaram a desejar estar em outros espaços tocando e se apresentando, demonstrando o aumento da auto-estima e a compreensão de que são realmente capazes de realizar atividades produtivas. Desenvolveram também as habilidades de expressar opiniões e falar mais e melhor, expressando sentimentos e pensamentos, habilidade social que estava embotada nestes indivíduos. Alguns diminuíram e até mesmo pararam de beber e fazer uso de drogas, outros saíram de passividade e passaram a lidar com seus medos e habilidades fora da instituição. O grupo realizou passeios, apresentação dentro e fora da comunidade. Alguns foram morar em outros bairros. Verificou-se através da observação qualitativa e de questionário que houve de fato melhora no desenvolvimento das habilidades sociais destes indivíduos e consequentemente melhoria na qualidade de vida. Recomendações: Entende-se através desta experiência a abrangência na qual a oficina de música pode atingir em indivíduos acometidos pela dependência química. Percebe-se que este é um poderoso instrumento na intervenção para com estes sujeitos, trazendo mais vida e esperança a pessoas já tão impactadas pela vida. Desta forma recomendamos a realização deste trabalho em outros hospitais como forma de acolher estes indivíduos e desenvolver habilidades sociais, fazendo psicoeducação e promovendo a humanização do cuidado.

Palavras-chave


música;habilidades;hanseníase

Referências


AFONSO,L.(2000). Oficinas em Dinâmica de grupo: Um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do campo Social.

ASSIS,E.Arte e oficinas terapêuticas em tempos de reconstrução. In:Costa, Clarice e Figueiredo, Ana. Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Cadernos IPUB. Rio de Janeiro, Contra capa Livraria, 2004.p.95 – 104.

BECK, Judith S.(1997). Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed.

CANFIELD,J;HANSEN,M.V.;MCNAMARA,HEATHER.(2007).Histórias para Aquecer o Coração.Rio de janeiro:Sextante.

CASTRO, M.M, Passos, S.R (2005). Entrevista motivacional e escalas de motivação para tratamento em dependência de drogas. Revista de Psiquiatria Clinica volume 32 numero 6.Rio de Janeiro.

CORRÊA.D.Oficinas:uma reflexão.In:Costa, Clarice e Figueiredo, Ana. Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Cadernos IPUB. Rio de Janeiro, Contra capa Livraria, 2004.p.155 – 160.

INSTITUTO ESTADUAL DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA.Curupaiti em Revista. Rio de Janeiro, 2002.45p.

 

DANTAS,S.M.(2001).Convivendo com a música.Disponível em:<http://www.harmoniaenlouquece.com.br>. Data de acesso:12/10/2012

DAVIDOFF,Linda L.(1983). Introdução à Psicologia.São Paulo:Mc Graw-Hill do Brasil.

DEL PRETTE & DEL PRETTE.(2001). Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 1ª edição.Rio de Janeiro: Vozes.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.priberam.pt/DLPO/Default.aspx> Acesso em: 19de abril de 2012.

DREHER,S.C. A canção: um canal de expressão de conteúdos simbólicos e arquetípicos. Psicologia Argumento. Curitiba. Pontifícia Universidade Católica do Paraná,,Vol.1,no.1,julset,2005.<http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PA?dd1=28> Data de acesso: 18/07/2011.

EIDT,L.M.(2000).O mundo da vida do Ser Hanseniano:Sentimentos e Vivências.Dissertação de Mestrado,Faculdade de Educação da PUC, Rio Grande do Sul.

FALCONE, E. M. O., FERREIRA, M. C., LUZ, R. C. M., FERNANDES, C. S., FARIA, C. A., D’AUGUSTIN, J. F. et al. (2008). Inventário de empatia (I.E.): desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Revista Avaliação Psicológica, 7(3), 321-334.

GIL A. C.(1989). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

GOFFMAN, E. (2007). Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo. Perspectiva.

LESSA,S.M.(2001). Caminhando sem sentir:representações de pessoas com Hanseníase. Dissertação de mestrado, Faculdade de Saúde Publica –USP,São Paulo.

LINHARES,L.B;Lima,S.F.P;MAXIMIANO,K.J.C. A música como recurso para o desenvolvimento do projeto de humanização realizado no Hospital Municipal Odilon Behrens.Disponível no site:< https://sites.google.com/a/metodistademinas.edu.br/licenciaturas/system/app/pages/search?scope=search-site&q=%E2%80%9CA+m%C3%BAsica+como+recurso+para+o+desenvolvimento+do+projeto+de+humaniza%C3%A7%C3%A3o+realizado+no+Hospital+Municipal+Odilon+Behrens%E2%80%9D>  Acesso em:16 de abril de 2012.

MINISTÉRIO DA SAÚDE.Secretaria de Vigilância em saúde. Hanseníase e direitos humanos: direitos e deveres dos usuários do SUS. Brasília. Ministério da Saúde. 2008.72p.

NASCIMENTO,E.S;BRAGANÇA,F.C.R;LANZIERI,P.G;CLARO,L.B.L; MONTEZANO,V.R.S.Humanização da assistência através da arte:estratégias e percepções de profissionais e pacientes.Disponível em:< HTTP://www.abeneventos.com.br/anais_61cben/files/00213.pdf> Acesso em:16 de abril de 2012.

RESCK,Z.M.R;SILVA,D.F;LOBO,J.M;VALIM,M.D;DUTRA,P.O.Atividades Lúdicas e Incentivo para o Autocuidado na Minimização das Tensões do Ambiente Hospitalar: Relato de Experiência,Belo Horizonte.Disponível em: <https://www.ufmg.br/ >Acesso em: 09 de abril de 2012.

Wikipedia. A enciclopédia Livre.Distorção Cognitiva.Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Distor%C3%A7%C3%A3o_cognitiva> Acesso em:12 de outubro de 2012.

ZIMERMAN,D.E.(2000).Fundamentos básicos dos grupoterapias. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed.