Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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GESTÃO DE CARREIRAS: APRIMORANDO OS PROCESSOS DE TRABALHO
Claudia de Crescenzo, Christiana Carielo Fonseca de Freitas, Sandra Regina Aluisi

Resumo


Os eventos que compõem a carreira do servidor foram redimensionados, após a implantação dos planos de cargos, carreiras e salários da Prefeitura Municipal. Frente a isto foi necessária uma análise de situação e da legislação, um processo de informação e um planejamento de ações para uma efetiva gestão de carreiras. O objetivo foi instrumentalizar o trabalhador frente aos eventos de carreira, antecipar a realização de capacitações para a melhoria dos processos de trabalho, atingir metas e articular possibilidades de evolução na carreira. Desenvolvimento: A carreira é considerada um sistema que contribui para integrar as necessidades de desenvolvimento das pessoas com as da organização. Não é um agregado de cargos e salários, a gestão de carreiras necessita de compromissos programáticos e a escolha do modo de gestão. A Gerência de Carreiras está vinculada à Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e tem como atribuições: monitorar os eventos que se referem à gestão de carreiras, afastamentos para qualquer capacitação e avaliação de desempenho. Em dezembro de 2011 a gerência buscou parceiros para implementar a gestão em todos os setores da SMS. Instituiu-se uma Comissão de Carreiras com a participação de representantes das Organizações Sociais da Saúde e da SMS. Uma das atividades desta comissão foi a elaboração de um manual de carreiras contendo conceitos, legislações e nortes para possibilitar a gestão em todos os níveis da SMS. Foram feitas busca de legislação e conceitos associados tanto à iniciativa privada quanto a gestão pública. Além do manual realizamos 10 oficinas para a informação e difusão quanto à importância da gestão, dos eventos de carreiras, a avaliação de desempenho e as diversas formas de capacitação. Conclusão: A gestão da carreira, com esta releitura, demonstra ser um instrumento de análise dos processos de trabalho na administração, busca a melhoria na assistência da saúde, valorizando seus talentos e instrumentalizando cada trabalhador quanto à construção conjunta de sua carreira.

Palavras-chave


gestão; carreira; trabalhadores

Referências


São Paulo, São Paulo. Diário Oficial da Cidade, 2003/2004/2007/2008/2010/2011/2012.
Dutra, Joel Souza. Administração de Carreira: Uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
Malvezzi, Sigmar. Novo conceito de carreira. São Paulo. IBMEC, 2011.
Brasil. Relatório de Gestão da Petrobrás: Serviços Compartilhados – Critério Pessoas, 2006.