Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A REALIZAÇÃO DO CENSO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO ESTADO DO PARÁ
Thais Chiapinotto dos Santos, Aline Vargas Ferreira, Deisy Tolentino do Nascimento, Fernanda Monte da Cunha, Jeanice da Cunha Ozorio, Alcindo Antônio Ferla

Resumo


Caracterização do problema: A Atenção Básica (AB) é um grupo de ações de saúde, tanto em nível individual como coletivo, que tem como propósito o desenvolvimento de uma atenção integral (BRASIL, 2012). O Ministério da Saúde vem editando políticas e programas de incremento para a AB, entre elas, investimento na melhoria da infraestrutura e incentivos financeiros. (ANDRADE et al., 2012) Dentre os programas podemos citar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O PMAQ está organizado em quatro fases (1.Adesão/Contratualização; 2.Desenvolvimento; 3.Avaliação Externa; e 4.Recontratualização) (BRASIL, 2011). A terceira fase tem três módulos (I: observação na UBS, II: entrevista com profissional da equipe, III: entrevista com usuário). O módulo I foi utilizado também no primeiro Censo das UBS o qual objetivou levantar informações para o aprimoramento das estratégias de Requalificação das UBS, de todas que não participaram do PMAQ. Dentre todos os estados em que foi desenvolvida a pesquisa, o Pará (PA) será o foco desse estudo, tendo como objetivo compartilhar a experiência durante a aplicação do Censo. Descrição da experiência: A metodologia tem caráter descritivo acerca do relato de experiência da pesquisa no PA, no qual pontuamos as condições de estrutura e acesso. A experiência ocorreu no mês de abril de 2013. Em função da geografia do PA, foram utilizados diversos meios de transporte, principalmente fluviais, como barcos, “voadeiras” e canoas. Efeitos alcançados: A realidade do local é composta por diferentes populações, como rurais, indígenas e ribeirinhas. Nessa última, foram encontradas as maiores dificuldades, como falta de saneamento básico, água potável e energia elétrica. Nesse contexto também estão as UBS, muitas vezes apresentando problemas de estrutura física e até funcionando em locais inapropriados, como na residência de técnicos de enfermagem. Em muitos locais, as UBS não possuíam equipamentos mínimos como termômetro clínico. Percebeu-se que a falta e a desvalorização dos profissionais dificulta a efetiva cobertura de atenção à saúde dessas populações. Recomendações: Espera-se que, após o levantamento dos dados do Censo, seja possível evidenciar a realidade da população, assim como a disparidade nas diversas regiões do país. Almeja-se que as informações obtidas sirvam como ponto de partida para elencar as prioridades de saúde, transformando-se em efetivas mudanças.

Palavras-chave


Atenção Básica, Censo, UBS, Pará

Referências


POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2012.

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Disponível em http://dab.saude.gov.br/sistemas/Pmaq/. Acesso em: 9 de julho de 2013.

ANDRADE de; L. O. M.; BARRETO; I. C. H. C.; BEZERRA; R. C. Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família. In: CAMPOS; G. W. S.; BOMFIM; J. R. A. et al. (Org.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec Editora, 2ª edição, 2012.