Tamanho da fonte:
A REALIZAÇÃO DO CENSO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO ESTADO DO PARÁ
Resumo
Caracterização do problema: A Atenção Básica (AB) é um grupo de ações de saúde, tanto em nível individual como coletivo, que tem como propósito o desenvolvimento de uma atenção integral (BRASIL, 2012). O Ministério da Saúde vem editando políticas e programas de incremento para a AB, entre elas, investimento na melhoria da infraestrutura e incentivos financeiros. (ANDRADE et al., 2012) Dentre os programas podemos citar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O PMAQ está organizado em quatro fases (1.Adesão/Contratualização; 2.Desenvolvimento; 3.Avaliação Externa; e 4.Recontratualização) (BRASIL, 2011). A terceira fase tem três módulos (I: observação na UBS, II: entrevista com profissional da equipe, III: entrevista com usuário). O módulo I foi utilizado também no primeiro Censo das UBS o qual objetivou levantar informações para o aprimoramento das estratégias de Requalificação das UBS, de todas que não participaram do PMAQ. Dentre todos os estados em que foi desenvolvida a pesquisa, o Pará (PA) será o foco desse estudo, tendo como objetivo compartilhar a experiência durante a aplicação do Censo. Descrição da experiência: A metodologia tem caráter descritivo acerca do relato de experiência da pesquisa no PA, no qual pontuamos as condições de estrutura e acesso. A experiência ocorreu no mês de abril de 2013. Em função da geografia do PA, foram utilizados diversos meios de transporte, principalmente fluviais, como barcos, “voadeiras” e canoas. Efeitos alcançados: A realidade do local é composta por diferentes populações, como rurais, indígenas e ribeirinhas. Nessa última, foram encontradas as maiores dificuldades, como falta de saneamento básico, água potável e energia elétrica. Nesse contexto também estão as UBS, muitas vezes apresentando problemas de estrutura física e até funcionando em locais inapropriados, como na residência de técnicos de enfermagem. Em muitos locais, as UBS não possuíam equipamentos mínimos como termômetro clínico. Percebeu-se que a falta e a desvalorização dos profissionais dificulta a efetiva cobertura de atenção à saúde dessas populações. Recomendações: Espera-se que, após o levantamento dos dados do Censo, seja possível evidenciar a realidade da população, assim como a disparidade nas diversas regiões do país. Almeja-se que as informações obtidas sirvam como ponto de partida para elencar as prioridades de saúde, transformando-se em efetivas mudanças.
Palavras-chave
Atenção Básica, Censo, UBS, Pará
Referências
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2012.
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Disponível em http://dab.saude.gov.br/sistemas/Pmaq/. Acesso em: 9 de julho de 2013.
ANDRADE de; L. O. M.; BARRETO; I. C. H. C.; BEZERRA; R. C. Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família. In: CAMPOS; G. W. S.; BOMFIM; J. R. A. et al. (Org.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec Editora, 2ª edição, 2012.