Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CURSO PARA CASAIS GRÁVIDOS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Jéssica Toldo, Carine Vendruscolo

Resumo


Caracterização do Problema: A atividade educativa constitui uma parte indispensável dentre as ações de saúde. No cotidiano da saúde pública visualiza-se a escassez de tal prática, bem como, a maneira verticalizada em que é realizada. Acredita-se que as atividades educativas que as gestantes participam, sejam constituídas com foco no processo de aprendizagem. Neste sentido, o curso para gestantes constituiu-se nesse local público um espaço dinâmico, voltado à promoção da saúde integral tanto individual como coletivamente das gestantes, onde pode-se mesmo por um período curto de tempo resgatar as ações de educação em saúde, escassas atualmente no CIS Oeste. Descrição da Experiência: O estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado pela acadêmica de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a qual desenvolveu o projeto de intervenção - Curso para Gestantes ou Casais Grávidos, durante o Estágio Supervisionado II no Centro Integrado de Saúde Oeste (CIS Oeste) no município de Chapecó, SC. O curso ocorreu de 12 a 14 de novembro de 2013, das 19 às 21 horas, na referida unidade de saúde. Através de rodas de conversas e apresentações de forma didática, dinâmica e participativa, por diversos profissionais de saúde e pela acadêmica de enfermagem, abordaram-se vários aspectos relacionados com a saúde do binômio mãe e bebê e a importância do acompanhante durante todo o processo gestacional. Efeitos Alcançados: O curso resultou em trocas de experiências e o compartilhamento de sentimentos de mulheres que se encontram num momento especial, no qual passam por mudanças corporais e emocionais. Mesmo utilizando uma estratégia mais ampla para maior adesão, apenas quatro gestantes das 55 aderiram a ação desenvolvida pela acadêmica durante o estágio supervisionado II, devido ao período em que a atividade foi realizada coincidir com a greve dos profissionais de saúde. Os participantes manifestaram grande satisfação em realizar o curso. Recomendações: O curso repercutiu de forma positiva nas participantes, frente a isso, acredita-se ser fundamental a transformação do modelo de atenção à saúde, bem como, a implantação de ações de educação em saúde através da equipe multiprofissional que permite assistir de modo integral às gestantes.

Palavras-chave


Saúde da Mulher; Gestante; Educação em saúde.

Referências


  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: MS, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. 3. ed. Brasília: MS, 2006. 163 p.: il. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) – (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno nº 5).
  3. FIGUEIREDO, Maria Fernanda Santos; LEITE, Maísa Tavares Souza; RODRIGUES-NETO, João Felício. Modelos aplicados às atividades de educação em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.63, n.1, p.117-121, jan.\fev. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a19.pdf2010 jan-fev;>. Acesso em: 29 nov. 2013.