Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPLANTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA REGIÃO DE SAÚDE DE SOBRAL-CEARÁ: TECENDO CONCEITOS, CUIDADO E SOLIDARIEDADE EM SAÚDE MENTAL
Adriana Melo de Farias, Maria Aparecida de Lima, Maria de Fátima Feitosa Francelino, Maria Lucila Magalhães Rodrigues

Resumo


Introdução: Com a mudança de paradigmas nos modelos de atenção à saúde no Brasil, a partir da implantação do SUS, foi possível refletir sobre os serviços de saúde, ampliando os conceitos e as práticas de cuidado junto aos usuários da saúde mental. Buscando acompanhar essas mudanças surge a rede de atenção psicossocial, como novo modelo de cuidado. Tal movimento está sendo instigado pela Regional de Saúde de Sobral (CRES), composto por 24 municípios, e cujas evidências apontam um índice significativo de pessoas com transtorno mental em decorrência do uso e abuso de álcool, crack e outras drogas. Para isto, dialoga-se neste trabalho com os seguintes teóricos: (MENDES, 2011), (AMARANTE, 2001) e (PITTA, 1998). Objetivo: Analisar o percurso de criação da rede de atenção psicossocial na região de Sobral, ressaltando os processos de pactuação da gestão. Metodologia: Este estudo é qualitativo, com orientação analítico-descritiva. Utilizou-se como técnica de coleta de dados à observação durante as reuniões da comissão intergestora regional, as visitas técnicas aos CAPS e a participação na I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas. Ao todo, foram três reuniões da CIR e sete CAPS visitados. A interpretação dos dados seguiu o método da análise de conteúdo, aliada à pesquisa bibliográfica. Resultados: Percebe-se a urgência de implantação da rede, devido a existência de poucos pontos de atenção, exceto o município de Sobral que conta com uma rede integrada. Em relação aos cuidados, há o predomínio da visão curativa, desarticulada com a atenção primária e demais setores, assim como faltam ações de matriciamento para promoção e reabilitação psicossocial. Na gestão, a CRES está assessorando os municípios para aderirem aos NASF’s, para incluírem em suas programações a análise dos indicadores do COAP e capacitando os profissionais em parceria com o Hospital Sírio Libanês para a gestão da clínica. Conclusão: Em suma, os gestores pactuaram de forma solidária pontos de atenção ,como: NASF, SAMU, CEO, CAPS, CAPS infantil, CAPS AD, SRT, Unidades de acolhimento e leitos no Hospital Regional Norte, aderindo ao programa Crack, consolidando uma rede de cuidados integrada com a atenção primária, sendo a CIR o lócus da gestão humanizada.Recomendações:Na implantação da rede de atenção psicossocial há a necessidade de mobilização dos diversos setores sociais para tecerem uma rede de cuidado solidária.

Palavras-chave


Rede Psicossocial, Gestão , Saúde Mental

Referências


MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Brasília:Organização Pan-Americana da Saúde, 2011.549p.

AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho . A constituição de novas práticasno campo da Atenção Psicossocial: Análise de dois projetos pioneiros naReforma Psiquiátrica no Brasil. In: Revista Saúde e Debate. Rio deJaneiro v.25 n.58 maio/ago. 2001.

PITTA, Ana. Reabilitaçäo psicossocial no Brasil. Säo Paulo; HUCITEC;1996. 158 p.