Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS NA ÁREA DA SAÚDE: CAUSAS APONTADAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA GHC ENTRE 2010 E 2013
Izabel Alves Merlo, Alana Martins Gonçalves

Resumo


Introdução: Este estudo apresenta a evasão escolar sob o prisma do ensino técnico pós-nível médio, na área da saúde, especificamente desenvolvido pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde – Escola GHC, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Câmpus Porto Alegre, no período entre 2010 e 2013. Objetivos: Propõe-se a buscar na literatura causas de evasão escolar de alunos de cursos técnicos, bem como nos demais cursos, e compará-las às apontadas pelos alunos da Escola GHC, indicadas nas solicitações de cancelamento dos cursos, com a finalidade de encontrar subsídios que possam auxiliar a Escola GHC a dirimir a problemática em questão. Método: Estabelece uma análise quantitativa e qualitativa sobre a evasão dos alunos nos cursos técnicos de Registro e Informações em Saúde, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal. Através da coleta de dados junto a formulários da secretaria acadêmica da Escola GHC, informa dados numéricos da evasão e também nomina os motivos indicados pelos alunos, quando do preenchimento do formulário de cancelamento do curso. Soma-se à análise a revisão de literatura pertinente ao tema, realizada nas bases de dados Lilacs, Scielo, Portal Capes, Google Acadêmico e sua relação com os relatos de causas apresentados no estudo. Resultados: Na análise dos dados numéricos e qualitativos disponibilizados pela secretaria acadêmica da Escola GHC, expostos no trabalho, consideramos elevado e permanente o índice de evasão. E quanto à análise das causas, acreditamos que a mostra, embora numericamente insuficiente por não termos documentos referentes à maioria dos alunos, evidenciou idênticas causas referidas na literatura. Conclusão: A literatura aponta a escola, a coordenação dos cursos, o corpo docente, a secretaria acadêmica como igualmente responsáveis pela desmotivação do aluno, ocasionando seu desejo de evadir-se. A falta de um planejamento político pedagógico adequado, o despreparo dos professores, a inoperância dos coordenadores e as deficiências da secretaria são indicadas como causa do fracasso escolar. A tomada de decisões e atitudes para resolver o problema deve envolver todos os profissionais da escola, os líderes de turma, a família e até mesmo a comunidade.

Palavras-chave


Educação Profissionalizante em Saúde, Sistema Único de Saúde, Evasão Escolar