Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Dominick Danielle Mendonca Santos, Denise Pinho Resille, Emerson Cotta Bodevan, Melissa Monteiro Guimarães, Paulo Celso Prado Telles Filho, Marcos Luciano Pimenta Pinheiro

Resumo


Introdução: O ingresso na universidade pode se tornar um período crítico, de maior vulnerabilidade para o início e a manutenção do uso de álcool e outras drogas, portanto, conhecer o padrão e consumo de substâncias psicoativas dessa população é essencial à implantação de programas de prevenção. Objetivo: avaliar o consumo de substâncias psicoativas entre os universitários da área da saúde da UFVJM e contribuir na formulação de atividades preventivas. Metodologia: estudo exploratório, descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido com 550 universitários. O projeto foi aprovado pelo CEP e foi aplicado um questionário baseado no proposto pela OMS, contendo 24 questões de autopreenchimento. Os participantes assinaram o TCLE conforme Resolução nº 196/96. Os dados foram tabulados por meio do programa Statistical Package for the Social Science (SPSS). Resultados: os 550 universitários eram dos cursos de Ciências Biológicas (10.7%), Educação Física (13.3%), Enfermagem (8.9%), Farmácia (18.5%), Fisioterapia (17.9%), Nutrição (12.2%) e Odontologia (18.5%). Destes, 59,9% afirmaram cursar o 1º ou 2º ano de graduação. Predominou o gênero feminino (78.4%), na faixa etária de 20 a 24 anos (60,6%), solteiros (97,1%). Quanto aos conhecimentos sobre drogas, a maioria considera-se muito bem informado (48,4%). Entre as substâncias consumidas pelo menos uma vez estão o álcool (88,4%), tabaco (29,1%), maconha (20,5%) e cocaína (4,9%). A idade de início de uso é de 15 a 19 anos, exceto a cocaína que predomina a faixa etária de 20 a 24 anos. Da amostra, 16.8% gostariam de ter mais informações sobre álcool e outras drogas, 26% gostariam de ajudar pessoas com problemas relacionados às mesmas e 41.2% escolheram as 2 opções anteriores, 54,8% referiram a Internet como 1º lugar para tirar suas dúvidas. Conclusão: faz-se necessária a prevenção do uso de substâncias psicoativas pela abordagem dessa temática no currículo acadêmico e da criação de programas de prevenção específicos para universitários.

Palavras-chave


Substâncias Psicoativas; Estudantes Universitários; Prevenção; Uso de Drogas.

Referências


1-Peuker AC, Fogaça J, Bizarro L. Expectativas e beber problemático entre universitários. Psicol: Teoria e Pesq; 22(2):193-200, 2006. 2-Andrade, AG et al.. I Levantamento Nacional sobre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 Capitais Brasileiras / Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas; GREA/IPQ-HC/FMUSP; Brasília: SENAD, 284 p., 2010.