Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REFLETINDO O PROCESSO DE TRABALHO NUMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: EXPERIÊNCIA DO PET SAÚDE EDUCAÇÃO PERMANENTE ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS COM O NASF
Palomma Stephane Dias Gomes, Artur Barbosa Lima, Anderson Padilha Fernandes, Juliana Sampaio, Suzanna Farias de Almeida

Resumo


A análise do processo de trabalho em saúde é desafiadora, em especial na Estratégia de Saúde da Família, onde são envolvidas demandas que vão além da queixa do indivíduo, exigindo ferramentas além das tecnologias duras e leve-duras. Uma delas, a Educação Permanente em Saúde – EPS dá suporte à promoção do cuidado, incitando reflexões sobre o processo coletivo de trabalho, a fim de aperfeiçoá-lo e gerar impacto na relação entre o trabalhador e usuário. O NASF (Núcleo de apoio à saúde da família), criado para apoiar as práticas de saúde nos territórios, também se utiliza da EPS, esta objetivo de estudo do PET Saúde Educação Permanente da UFPB. Descrição da experiência: O PET-EP objetiva a criação de estratégias, a partir da vivência profissional dos preceptores e acadêmicos, que favoreçam a discussão coletiva do processo de trabalho, visando sua reflexão e melhoria. Aqui estão descritas as ações desenvolvidas por dois estudantes de saúde e preceptora, inseridos no cotidiano do NASF na USF José Américo Integrada, no município de João Pessoa, onde a partir de observações, fez-se um processo de construção de ferramentas que atuassem sobre a lógica do trabalho dos profissionais, construídas na lógica da EPS, através da parceria entre NASF e PET-Saúde. Resultados: Percebeu-se que a o acolhimento era uma das fragilidades do serviço, o que incitou a construção de um projeto de pesquisa a fim de analisá-lo sobre a perspectiva dos trabalhadores da USF. Tal pesquisa encontra-se em categorização e se tornará uma ferramenta de análise do acolhimento, vendo se este atinge as necessidades de saúde e atenção ao usuário. Outra dificuldade está na execução de visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde. Ferramentas estão sendo criadas a fim de trazer melhorias no trabalho dos profissionais. Recomendações: O trabalho já permitiu a reflexão da equipe quanto ao seu papel na produção do cuidado ao usuário. Gera uma integração ensino-serviço, gerando nos atores envolvidos mudanças na percepção do processo saúde-doença-cuidado, propiciando formação que não se restringe só a técnica, mas na produção de tecnologias leves para a produção de trabalho coletivo e compartilhado com os diferentes profissionais e a construção de vínculos e de um olhar mais humanizado sobre os problemas de saúde da população. Palomma Stephane Dias Gomes.

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2007.

BRASIL. Portaria GM n. 154, de 24 de Janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de Março de 2008, Seção 43, p. 38.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

ALBUQUERQUE, V. S. at al. A Integração Ensino-serviço no Contexto dos Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde. Revista Brasileira De Educação Médica, 2008.

MERHY, E.E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002