Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AÇÃO PROMOTORA DE SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DO PÉ DIABÉTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Bruna Caroline Rodrigues Tamboril, Thaísia Maria Furtado Moreira, Lioneza Bruna Bessa Pessoa Albuquerque, Odete Costa da Silva, Ana Larisse Teles Cabral, Isabella Lima Barbosa

Resumo


O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que consiste em um importante problema de saúde pública, devido sua alta prevalência e suas diversas complicações, dentre elas tem-se o pé diabético, como principal causador de infecções, sequelas e alguns casos com amputações (BRASIL, 2013). Durante o estágio em um Centro de Referência para Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus de Fortaleza-Ce, evidenciou-se a real importância da assistência de enfermagem na prevenção, promoção e recuperação dos pacientes com pé diabético com a finalidade de promover uma melhoria na sua qualidade de vida. Identificamos que muitos pacientes não seguem devidamente as orientações dos profissionais, acabam omitindo informações importantes, ou seja, faltam estímulos para mostrar a importância do tratamento para esses pacientes, com formas interativas que mostre a gravidade da doença. Nesse período realizou-se intervenções educativas voltadas para o pé diabético, com o propósito de mostrar a fisiopatologia, a epidemiologia, as causas, os sinais e sintomas, as principais complicações e as formas de prevenção, de maneira dinâmica. Diante disso destacamos a relevância da educação em saúde, de forma prática e de maneira ativa, pois ajudou na identificação das dúvidas, dos mitos, além de destacar o grau de aprendizagem acerca da patologia. Por fim, recomenda-se que os profissionais desenvolvam formas dinâmicas para levar informação aos pacientes, criando vínculos, realizando busca ativa, na tentativa de evitar as complicações crônicas e promover qualidade de vida. Deve-se propor um olhar clínico e humanizado, buscando uma assistência de enfermagem holística, compreendendo o componente físico, psicológico e social.

Referências


BRASIL. Ministério da saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica Diabetes Mellitus. Caderno n° 36, Brasília. DF. 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf. Acesso em: 01 de novembro de 2013.