Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE UMA NOVA DISPOSIÇÃO DE CAMPO E NÚCLEO E ABERTURA A NOVAS PROFISSÕES.
Nilson Maestri Carvalho, Salete Paula de Moura Bre, Marcio Mariath Belloc, Anelise Breier, Mara Nibia da Silva, Paula Lopes Gomide Haubrich

Resumo


O presente trabalho trata da criação e implementação da Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde pela Escola de Saúde Pública SES/RS em parceria com Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul e a Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto alegre. Desde o início algumas inovações já se faziam necessárias, a saber, a ampliação das noções de campo e núcleo: sendo aqui tomado como núcleos cada esfera da vigilância em saúde, ou seja, vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador; os campos são as redes de atenção à saúde. Outra inovação é abertura de vagas a partir de áreas do conhecimento: nas ciências exatas as vagas eram disputadas entre estatística, ciências da computação, física e química; nas ciências biológicas as vagas para biologia; nas engenharias vagas para engenharia civil, elétrica, química e mecânica; nas ciências da saúde as vagas eram disputadas entre enfermagem, farmácia, nutrição, saúde coletiva e odontologia; nas ciências agrárias entre veterinária e engenharia de alimentos; nas ciências sociais aplicadas vaga para arquitetura; e nas ciências humanas entre geografia e sociologia. Tais inovações incorrem em desafios e potencialidades que pretendemos discutir neste relato de experiência.

Palavras-chave


Residência Integrada em Saúde; Vigilância em Saúde; Campo e Núcleo