Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PMAQ: RECICLANDO A GESTÃO VALORIZANDO O TRABALHO DAS EQUIPES
Solange Rangel Ribeiro, Caroline Dias Ferreira, Gabriela Rêgo de Almeida

Resumo


A adesão no segundo ciclo do Programa Nacional da Melhoria da Qualidade e Acesso na Coordenadoria Geral de Atenção Primária da área Programática 5.3, ampliou para 99 das 105 equipes da área: 99 EAB, 56 ESB, 01 CEO e 02 NASF em relação à adesão em 2011 com 60 equipes. Novos desafios estão postos em uma área que em 04 anos transitou de um deserto sanitário para uma cobertura de 96%da ESF, segundo IBGE/2010 a área tem 368.534 habitantes. As equipes foram convocadas à motivação em adotar o PMAQ com vista ao incremento de boas práticas e acesso do usuário, incentivo às práticas de gestão integrada e educação permanente. O apoio institucional da CAP incentiva a revisão do processo de trabalho e oferta suporte à gestão local. Desempenho das fases do PMAQ: Fase I: Adoção de recursos criativos Sensibilização das equipes e gestores locais; Oficinas dialogadas com os profissionais, divulgação dos atos nas redes multimídia; contratualização das equipes conforme termo de compromisso, assinatura da ata de reunião da equipe com  validação da livre adesão.FASE II- Oficinas de qualificação focadas na: auto avaliação, matriz de intervenção, indicadores/PMAQ, ações de vigilância em saúde no território, organização do acesso e participação do usuário;alimentação da plataforma da Secretaria Municipal de Saúde/Superintendência de Promoção e Atenção Primária à Saúde: criada como forma de garantir plena informação do SIAB e monitorar os dados.Fase III: Avaliação Externa: ainda em desenvolvimento:É o ponto chave do PMAQ. A avaliação externa favorece uma aproximação com o cotidiano das equipes, do território, interação dos usuários, além da ambiência e estrutura física. Ações: elaboração e aplicação de um check list pelos apoiadores da CAP, baseado no cumprimento dos padrões obrigatórios; roda de conversa para melhor apropriação da significância da avaliação externa e monitoramento das ações previstas. A SMS adotou um guia orientador com dados do módulo I e II da avaliação externa e a aplicação de um pré-teste na plataforma da SUBPAV. Fase IV: O foco é trabalhar no dia a dia que a recontratualização remete a lógica de um processo de qualificação e avaliação jamais discriminatório e punitivo. Conclusão: Ampliação das equipes no PMAQ para 95%; apropriação pela equipe do PMAQ como ferramenta colaboradora dos processos avaliativos e educação permanente, negociação e pactuação de compromissos com a CAP.

Palavras-chave


gestão; PMAQ;saúde da família