Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ACESSO E UTILIZAÇÃO DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DE UM MUNICÍPIO GAÚCHO DE GRANDE PORTE
Caroline Schirmer, Daniel Demetrio Faustino Silva

Resumo


Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) foram criados a partir de uma limitação da assistência odontológica pública brasileira que, em 2004, observava serviços especializados no SUS correspondendo não mais que 3,5% do total dos procedimentos clínicos odontológicos. Estes serviços são referência para as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica de forma a realizar procedimentos complementares a este nível de atenção. Apesar da expansão dos procedimentos especializados, a resolutividade destes serviços é objeto de debate entre gestores e pesquisadores. O objetivo desse estudo foi avaliar o acesso e utilização dos CEO de Porto Alegre. Estudo observacional descritivo longitudinal retrospectivo, realizado com dados primários do CEO de novembro de 2012 a julho de 2013. Esses dados foram obtidos junto à Área Técnica de Saúde Bucal e às coordenações dos serviços analisados e posteriormente comparados à portaria nº 1.464. O desempenho dos serviços foi baixo, com média de 47,2 – 60,6% do cumprimento do global das metas. Quando analisa-se por subgrupo, a endodontia foi a que teve menor cumprimento (33,2%) e a periodontia a maior (88,3%). Sobre o absenteísmo às primeiras consultas, a média por serviço variou entre 29,4 e 44,2%, sendo a periodontia o maior (51%) ao compararmos por especialidade. O percentual de tratamento concluído variou de 52,9 a 66,4%, sendo a estomatologia o menor (19,2%). O estudo revelou baixa utilização dos serviços avaliados em Porto Alegre- RS, associado a um alto absenteísmo. São necessários estudos e iniciativas da gestão que incluam formas de otimizar a atenção secundária em saúde bucal de Porto Alegre- RS.

Palavras-chave


Avaliação de serviços de Saúde; Pesquisa sobre serviços de Saúde; Saúde Bucal

Referências


1. BRASIL. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z: garantindo saúde nos municípios/ Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. 3. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

2. Oliveira DC, Gomes AMT, Acioli S, Sá CP. O Sistema Único de Saúde na cartografia mental de profissionais de saúde. Texto contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 16, n. 3, set. 2007.

3. Souza GCA. Centros de especialidades odontológicas: avaliação da atenção de média complexidade na rede pública da Grande Natal, Brasil, 2009 [dissertação]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Odontologia; 2009. 105p.