Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FORMANDO PARA A APS? ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UECE
Álvaro Magalhães Cavalcante Pereira, Raquel Simões Monteiro Alves, Maria Marlene Marques Ávila, Jéssica de Queiroz da Silva, Letícia de Albuquerque Araújo, Vanielle Holanda Bessa

Resumo


Este estudo é um recorte da pesquisa “Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas universidades públicas em Fortaleza-CE” da qual participam pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Objetiva-se identificar, mediante análise da matriz curricular do curso de graduação em Nutrição da UECE, quais disciplinas abordam a Atenção Primária em Saúde (APS) e as possíveis consequências da forma de sua organização ao longo do curso. É uma pesquisa documental com base nas ementas disciplinares. A análise evidenciou conteúdos programáticos apresentados de forma fragmentada, sugestivo de que algumas disciplinas apenas foram adicionadas para cumprir determinações da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Nutrição de 2001. Seu acréscimo não significou um novo modelo de ensino-aprendizagem. Até o terceiro semestre nenhuma disciplina enfoca APS, apesar de algumas ementas contemplarem o termo, objetivos e conteúdos programáticos não contêm conhecimentos específicos. A APS deve ser abordada transversalmente no currículo, porém apenas no quarto semestre os alunos iniciam algum contato com a mesma. Essa incoerência é reforçada no semestre seguinte quando a clínica é abordada apenas com foco no ambiente hospitalar. No sexto semestre a única disciplina com foco no tema é Nutrição e Saúde Pública. No sétimo, duas disciplinas a contemplam. Caso o estudante, não tenha a oportunidade de estágio extracurricular ou de participar em projeto de extensão na APS, sua maior aproximação apenas ocorrerá no oitavo semestre no estágio curricular em saúde pública. Percebem-se, assim, fragilidades na formação do nutricionista para o trabalho na APS. Este é um resultado parcial, pois o estudo prevê a triangulação de dados por meio de entrevistas com docentes e discentes. Consideramos que somente será possível transformar o atual modelo de ensino se essa for uma aposta institucional em que novas metodologias devem ser consideradas na organização do currículo, sobretudo considerando o contexto do SUS e da APS.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Recursos Humanos em Nutrição; Currículo

Referências


BRASIL. Lei Nº 9.394. Estabelece as diretrizes a bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Nutr.pdf

BRASIL. Projeto Político Pedagógico do Curso de Nutrição da UECE. Disponível em: http://www.uece.br/nutricao/index.php/projeto-politico-pedagogico-do-curso.

CECCIM, R.B; FEUERWERKER, L.C.M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41-65, 2004.

CHIESA, Anna Maria; NASCIMENTO, Débora Dupas Gonçalves do; BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto; OLIVEIRA, Maria Amélia Campos de; CIAMPONE, Maria Helena Trench. A formação de profissionais da saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde. Cogitare Enferm. 2007 Abr/Jun; 12(2):236-40.

SOARES, Nadia Tavares; AGUIAR, Adriana Cavalcanti de. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de nutrição: avanços, lacunas, ambiguidades e perspectivas. Rev. Nutr., Campinas, 23(5):895-905, set./out., 2010.