Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA COM FOCO NA INCLUSÃO SOCIAL: AÇÕES COLETIVAS EM SAÚDE VOLTADAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO
Priscila Starosky, Milica Satake Noguchi

Resumo


A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), implementada em 2008, prevê que crianças e jovens com necessidades especiais devem estar incluídos em escolas e turmas regulares. A Educação Especial passou a ser transversal à educação regular através do oferecimento do atendimento educacional especializado em contra turno ao ensino regular. Uma das discussões recorrentes no âmbito da educação inclusiva e em relação às políticas de acessibilidade é a inserção no mercado de trabalho (TOLDRÁ; MARQUE E BRUNELLO, 2010; CAMPOS, 2012). Desta forma, o Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense, situado no Polo Universitário do Município de Nova Friburgo, vem inserindo na formação de seus alunos reflexões e práticas a cerca da relação saúde e educação no contexto da educação inclusiva e da inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. O estágio em Fonoaudiologia Institucional objetiva desenvolver projetos de promoção, prevenção e de intervenção em saúde, no que se refere ao campo de atuação fonoaudiológica, em diferentes tipos de instituições. Parte deste estágio foi realizado no primeiro semestre de 2013 no Centro de Capacitação e Atendimento Educacional Especializado Público Neuza Goulart Brizola (CCAEEP), antiga escola estadual especial que passou pelo processo de municipalização, após a implementação da PNEEPEI. O foco da instituição é o atendimento educacional especializado em interface com a escola regular e atende em torno de 75 alunos com necessidades especiais (deficiências físicas, intelectuais, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação e/ou altas habilidades). A grande maioria dos alunos são jovens e adultos, com idade entre 16 e 40 anos, portadores de deficiência intelectual. Desta forma, o plano de atividades do estágio propôs a realização de atividades coletivas com alunos e professores do centro e com o objetivo de promover o aprimoramento de questões relacionadas à comunicação humana que viessem a contribuir com o atual processo de trabalho dos professores e com a possível inserção dos alunos. Os professores do CCAEEP passaram por um programa de saúde vocal. Com os alunos jovens e adultos foram realizadas atividades coletivas que trabalhassem a linguagem e a interação social sob a temática do mundo do trabalho. O objetivo era expandir os conhecimentos sobre as diferentes profissões e as rotinas de trabalho dos profissionais do Polo Universitário de Nova Friburgo, através da interação sociodiscursiva. As atividades contemplavam visitas aos espaços de trabalho e o contato com os profissionais durante o expediente. Pretende-se expandir as ações iniciadas no CCAEEP Neusa Goulart Brizola, promovendo a capacitação e reflexão dos atores envolvidos no processo de inclusão social de portadores de necessidades especiais e colaborando para a formação dos alunos do Curso de Fonoaudiologia.

Palavras-chave


educação inclusiva, fonoaudiologia, inclusão social, mercado de trabalho

Referências


  1. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf
  2. CAMPOS, J. A. P. P. Deficiência e trabalho: pesquisas em dissertações e teses de 1989 a 2008. Impulso, Piracicaba. 22(54), 85-96, maio.-ago. 2012
  3. TOLDRÁ, R. C.; De MARQUE, C. B.; BRUNELLO, M. I. B. Desafios para a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual: experiências em construção. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 21, n. 2, p. 158-165, maio/ago. 2010.