Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CARACTERÍSTICAS DA ATUAL INSERÇÃO PROFISSIONAL DE FACILITADORES DO VER-SUS/BRASIL 2004
Thaís Maranhão

Resumo


O VER-SUS tem se apresentado como uma potente estratégia de aproximação e implicação de estudantes universitários com o SUS. Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa no Mestrado em Saúde Coletiva (PPGCol/UFRGS) que investiga efeitos potenciais da facilitação do VER-SUS na trajetória acadêmica e profissional dos estudantes facilitadores do VER-SUS em 2004. Neste trabalho apresenta-se uma parte da pesquisa que teve como questão: “Atualmente qual a inserção/atividade profissional dos facilitadores do Projeto Piloto do VER-SUS Brasil/2004 ?”. O objetivo foi investigar a atual atividade profissional dos participantes do Projeto Piloto do VER-SUS Brasil de 2004 e que foram facilitadores do projeto. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que se valeu de documentos e busca dos sujeitos em redes sociais e no sítio virtual da Plataforma Lattes. Todos os sujeitos que participaram do Projeto Piloto do VER-SUS no início de 2004 e que foram facilitadores do VER-SUS em 2004/2º semestre foram objeto de busca. Quando da localização destes, entre junho e julho de 2013, perguntou-se sobre a atividade profissional atual. Considerou-se para sistematização dos resultados a atividade com maior carga horária. Dos 124 estudantes, que participaram do Projeto Piloto, foram localizados 112. Destes, 55 foram facilitadores do VER-SUS na etapa seguinte e 31 referiram ter contribuído com a organização local do VER-SUS no momento posterior ao piloto. Em relação à atividade atual, os resultados foram sistematizados em quatro inserções profissionais: gestão (27%), assistência (31%), academia (docência e pesquisa) (27%), movimentos sociais (8%) e sem informação (7%). Percebe-se que há uma distribuição equivalente entre as atividades de assistência, gestão e academia, no conjunto dos sujeitos. Entretanto, essa distribuição das inserções não são semelhantes entre as doze profissões que compuseram a facilitação do VER-SUS (medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, farmácia, nutrição, veterinária, serviço social, terapia ocupacional, odontologia, administração de sistemas e serviços de saúde e fonoaudiologia). Ressalta-se que se trata de uma pesquisa que apresenta resultados e análises parciais de algumas características dos facilitadores do VER-SUS e que ainda está em fase de desenvolvimento.

Palavras-chave


VER-SUS;Formação;Estudantes