Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RODAS DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ENTRE ADOLESCENTES NO ESPAÇO ESCOLAR
Juliana Freitas Marques, Marcielle Barbosa de Almeida, Lilianne Kelly Rocha do Vale

Resumo


Caracterização do problema: Trata-se de um relato de experiência permeado pela construção coletiva de conhecimentos acerca dos assuntos de interesse em relação à saúde, apontados por 60 adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos, matriculados em três escolas públicas do município de Girau do Ponciano, Alagoas. Os objetivos são: Identificar situações que favoreçam a construção do sujeito adolescente nos aspectos de saúde e cidadania, por meio da roda de conversa e elaborar um plano de ação com os adolescentes na perspectiva de promover ações de educação em saúde. Descrição da experiência: Foi realizado o convite em sala de aula e sugerido temáticas de saúde para discussão. Em seguida, foram realizadas rodas de conversas acerca das temáticas escolhidas: adolescência, sexualidade, DST/AIDS, métodos contraceptivos e drogas. A produção dos conhecimentos foi registrada em diário de campo e por meio do material educativo produzido nas rodas. Os encontros proporcionaram a reflexão sobre os cuidados à saúde e a produção de material preventivo possibilitou a construção coletiva da educação em saúde entre os adolescentes. Efeitos alcançados: foi realizada a identificação da situação capaz de auxiliar na construção do sujeito adolescente em aspectos tanto relacionada à saúde como também à cidadania; a elaboração de um plano de ação específico para os adolescentes com o intuito de promover educação em saúde, além de sensibilizá-los a se tornarem jovens protagonistas e ainda buscou-se a reflexão sobre os cuidados à saúde proporcionada a cada encontro. A maior parte das dificuldades encontradas foi identificada logo nas primeiras rodas de conversas e estas eram relacionadas à timidez de alguns participantes. Porém, através de dinâmicas de interação e conversas conseguiu-se deixar os adolescentes mais a vontade e assim tornaram-se mais participativos, colaborativos e adquiriam o conhecimento trabalhado de forma melhor. Recomendações: Após a atividade, é importante relatar a importância da participação do adolescente no projeto, pois além de ajudá-lo, ele poderá obter conhecimento e assim passar este a sua família e amigos, melhorando sua interação e convívio com os mesmos. Entende-se que apesar dos adolescentes conviverem em um meio familiar desestruturado com poucos recursos, eles possuem demandas de saúde que necessitam ser conhecidas e trabalhadas, para que possam refletir sobre as diversas situações que acontecem no meio social.

Palavras-chave


Adolescente; Educação em Saúde; Escola