Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A IMPORTÂNCIA DAS DINÂMICAS DE GRUPO NO PENSAR EM SAÚDE
Jéssica de Queiroz da Silva, Álvaro Magalhães Cavalcante Pereira, Raquel Simões Monteiro Alves, Maria Marlene Marques Ávila

Resumo


A dinâmica de grupo se constitui um valioso instrumento a ser utilizado nas práticas de educação nutricional realizadas de forma crítica e participativa. O objetivo deste estudo foi demonstrar a importância desse instrumento no cotidiano do grupo “Nutrição para o Sistema Único de Saúde” (NUTSUS). A metodologia consistiu na análise documental das atas de relatoria das reuniões que ocorreram de abril, mês de criação, até novembro de 2013. Como parte de uma pesquisa maior, cujo objetivo é avaliar a formação dos profissionais de saúde de universidades públicas em Fortaleza-CE, com ênfase na Atenção Primária em Saúde, buscou-se formar grupos de pesquisadores dos cursos da saúde na Universidade Estadual do Ceará para estudar e avaliar os processos de reorientação da formação por categoria profissional, dentre eles, surgiu o NUTSUS. O grupo se reúne semanalmente para discussão de textos teóricos, produções científicas, notícias locais, nacionais e internacionais, documentários e filmes. Nesses encontros são trabalhadas as quatro dimensões da Roda (terapêutica, administrativa, pedagógica e política) para atender à necessidade de cuidado com o grupo, em que as reuniões são organizadas com metodologias participativas por uma “dupla-cuidadora”, que é responsável pelo lanche, facilitação e registro do encontro. Como forma de acolhimento são realizadas dinâmicas que favorecem a interação e o vínculo entre os participantes. A pauta, preestabelecida, aborda a discussão de um tema consensuado no encontro anterior, assim como a definição de normas internas, formação de equipes de trabalho e distribuição de tarefas. Alguns recursos utilizados são: projetor, vídeo, exposições dialogadas, leitura coletiva com uso de tarjetas, oficinas e cartazes. A opção pela dinâmica de grupo permite vivenciar o processo de ensino-aprendizagem em que o trabalho coletivo é um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Este processo possibilita estimular a produção do conhecimento e a sua recriação tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular. Percebe-se que o referencial teórico da Roda usado nos encontros de fato fortalece e gera autonomia em cada membro, proporcionando resultados positivos quanto à mudança de comportamento, ao posicionamento crítico, à redução de barreiras interpessoais de comunicação e ao desenvolvimento da equipe. Os resultados são excelentes e de grande valor para o grupo, mostrando que a relação teoria e prática é possível quando se tem compromisso.

Palavras-chave


RECURSOS HUMANOS EM NUTRIÇÃO; ENSINO; METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS