Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O CURSO DE NUTRIÇÃO DA UECE: UMA CARACTERIZAÇÃO SEGUNDO OS EIXOS DO PRÓ-SAÚDE
Álvaro Magalhães Cavalcante Pereira, Raquel Simões Monteiro Alves, Maria Marlene Marques Ávila, Jéssica de Queiroz da Silva, Letícia de Albuquerque Araújo, Vanielle Holanda Bessa, José Mauro de Oliveira Júnior

Resumo


O Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde (Pró-Saúde) foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2005 e objetiva impulsionar mudanças nos currículos em saúde no Brasil, viabilizando a construção de um novo cenário e possibilidades de ensino-aprendizagem que rompam com a hegemonia do biologicismo e articulem a academia e o serviço. Incentivados por estudar e avaliar os processos de reorientação da formação, foram formados grupos de estudo na Universidade Estadual do Ceará, dentre eles o “Nutrição para o SUS” (NUTSUS). Composto, predominantemente, por estudantes da graduação em Nutrição; também conta com a participação de estudantes da graduação em psicologia; da pós-graduação (Mestrado em Nutrição e Saúde); de trabalhadores da saúde e da professora, coordenadora do projeto de pesquisa. O objetivo desse trabalho foi caracterizar o curso de Nutrição da UECE, a partir da reflexão sobre os eixos de mudança do Pró-Saúde: Orientação Teórica, Orientação Pedagógica e Cenários de Prática. A metodologia empregada consistiu em um grupo focal. No primeiro momento, foram apresentados os estágios de mudança de cada vetor que os eixos de transformação estabelecem. Em seguida, foi aberta uma votação para que cada membro opinasse e justificasse sua escolha. Finalmente, o grupo discutiu os diferentes posicionamentos visando o consenso sobre uma classificação dos estágios, última atividade curricular do curso. O resultado demonstrou que o curso não se enquadrava em nenhuma imagem-objetivo proposta pelo Pró-Saúde; não prioriza os determinantes do processo saúde-doença, ou seja, não articula as dimensões biológica e social; possui baixa produção de pesquisas relacionadas com a Atenção Primária; são poucas as disciplinas que possibilitam uma análise crítica do serviço; separa as disciplinas do ciclo básico e do ciclo clínico; inclui algumas inovações metodológicas, porém restritas a poucas disciplinas de forma experimental. No entanto, existem movimentos de avaliação e proposição de novos caminhos que buscam reorientar a formação dos futuros nutricionistas.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Currículo; Recursos Humanos em Nutrição

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde: Objetivos, Implementação e Desenvolvimento Potencial. Disponível em: http://www.prosaude.org/publicacoes/novotextoprosaude/pro_saude1.pdf