Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO DA SAÚDE OCULAR EM UMA ESCOLA COMUNITÁRIA: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS SIMPLES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA
Amanda Melo Vieira, Amanda Maria Almeida do Amaral Marques, Ana Flávia Silva Mendes, Andressa Dias de Oliveira, Ana Thaís Aguiar Carneiro, Alline Costa Barreto, Bruna de Albuquerque Maranhão Sucupira Salvador, Anamaria Cavalcante e Silva

Resumo


Introdução Segundo dados do censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10% da população escolar têm algum problema visual, que podem variar entre astigmatismo, miopia e hipermetropia. É importante detectar problemas visuais ainda na infância, devido ao aparelho visual estar em desenvolvimento e as consequências da deficiência visual poderem ser evitadas ou atenuadas. A deficiência visual contribui no processo de aprendizagem e no desenvolvimento psicossocial das crianças. Objetivos Avaliar a saúde ocular de crianças numa perspectiva de promoção de saúde e prevenção de agravos que podem repercutir no desenvolvimento das mesmas em uma escola comunitária. Método Com a orientação e o apoio de docente pediatra e residentes em oftalmologia, acadêmicos de medicina realizaram a avaliação saúde ocular de 38 crianças, na faixa etária de 3 a 11 anos, selecionadas com auxílio das professoras pela observação em sala de aula de possíveis indicadores de problemas visuais. Foram aplicados o Teste do Reflexo Vermelho e o Cover Test para aquelas com idade entre 3 e 5 anos, e utilizou-se a Tabela de Snellen para avaliar a acuidade visual daquelas entre 6 e 11 anos. Resultados Das 38 crianças, foram identificadas em clínica especializada 15 crianças com necessidade de maior atenção com acuidade visual abaixo de 20/20 segundo avaliação pela Tabela de Snellen. Dentre essas 15 crianças, 7 irão ter uso de lentes, sendo uma estrábica e outra com suspeita de síndrome genética. Conclusão Conclui-se que, para melhor aprendizado e desenvolvimento psicossocial, as crianças devem ser avaliadas se houver suspeita de deficiência visual e serem prescritos uso de lentes  se necessário afim de prevenir danos futuros.

Palavras-chave


saúde ocular; acuidade visual; promoção de saúde

Referências


LAIGNIER, M. R.; CASTRO, M. A.; SÁ, P. S. C. De olhos bem abertos: investigando acuidade visual em alunos de uma escola municipal de Vitória. Rio de Janeiro: Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 2010.