Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE TRABALHO ATRAVES DO PROGRAMA PERMANECER SUS
Priscila Alves Torreão, Talita Karen Santos Barros, Renata Meira Veras

Resumo


O Permanecer SUS consiste em um programa de ensino-aprendizagem proposto pela SESAB no ano de 2008 cujo objetivo principal é melhorar o atendimento nas emergências dos hospitais publicos de Salvador através da humanização proposta pela Política Nacional de Humanização (PNH). Estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, são introduzidos nas unidades de emergência, maternidades e centros de referências do SUS para realização de atividades de acolhimento, fazendo o atendimento ao usuário do serviço de saúde por meio da escuta qualificada. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o programa permanecer SUS contribui para que ocorram mudanças nas práticas de trabalhos nas unidades de emergência e centros de referência do SUS na cidade de Salvador/BA. Metodologia: Análise com abordagem qualitativa e caráter descritivo com obtenção de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas com um grupo focal de estudantes de saúde que participaram do programa permanecer SUS. Resultados: É possível observar que ocorrem mudanças nas praticas de trabalho das unidades de saúde onde está implantado o programa Permanecer SUS, uma vez que é realizado um primeiro atendimento onde por meio da escuta qualificada é possível observar a demanda do usuário, direcionando-o pra o serviço que necessita de atendimento, melhorando dessa forma o fluxo da unidade e estabelecendo um dialogo entre todos os profissionais, além de transmitir uma prática de atendimento humanizada. Conclusão: No desenvolver das atividades os estagiários estabelecem uma relação de diálogo com diversos profissionais da unidade, possibilitando a discussão de alguns casos com equipes multiprofissionais com objetivo de dar uma resolutividade à necessidade do paciente. O programa permanecer SUS permite que se estabeleça uma ponte entre o usuário e o profissional de saúde, facilitando também o desenvolvimento das atividades dos trabalhadores da unidade de saúde.

Palavras-chave


Permanecer SUS; práticas de trabalho; atendimento humanizado.

Referências


PUCCINI, P. T. & CECÍLIO, L. C. O. A humanização dos serviços e o direito à saúde. Cad. Saúde Pública, 20(5): 1342-1353, 2004.

CAMPOS, G.W.S. Humanização na saúde: um projeto em defesa da vida?.Interface – Comunic, Saúde, Educ, v. 9, n.17, p. 389-406, mar/agos 2005.

CAPUTO, Maria Constantina; VERAS, Renata Meira; ARAÚJO, David Velanes; CRUZ, Claudineia Galvão; HEGOUET, Karla Guedes de Azevedo. A participação dos alunos do bacharelado Interdisciplinar em saúde no “Permanecer SUS”. Retirado do livro: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: Uma Experiência Inovadora no EnsinoSuperior/ Carmen Fontes de Souza Teixeira e Maria Thereza Ávila Dantas

Coelho, organizadoras; Prefácio: Naomar de Almeida Filho; Salvador,EDUFBA, 2012, 300 p.pg 243-246