Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NA ÁREA DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
Adriana Alves Novakowski, Luciana Barcellos Teixeira

Resumo


Caracterização do problema: O Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva é novo no país e o Estágio Curricular é uma atividade prática, que permite ao aluno desenvolver habilidades nos cenários de práticas, tornando-o capaz de contribuir para a transformação da realidade em ação. Descrição da experiência: As atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular na área de saúde coletiva abrangeram dois serviços distintos dentro de uma Instituição Hospitalar: a Unidade de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças (PROMOVEV) e o Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A PROMOPREV atua na área de saúde coletiva, priorizando as ações de promoção primária, mas também desenvolve ações no nível secundário e terciário nos hospitais do Complexo Hospitalar. A unidade foi desenvolvida para controlar e gerenciar, auxiliar e capacitar todas as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças existentes dentro da Instituição, criando entre elas uma maior interação. Os registros do RHC se caracterizam em centros de coleta, armazenamento, processamento e análise - de forma sistemática e contínua - de informações sobre pacientes ou pessoas com diagnóstico confirmado de câncer. A coleta de dados é baseada na metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde (INCA) e pela Associação Internacional de Registros de Câncer, quantificando o número de casos de câncer que ocorrem na instituição. Efeitos alcançados e Recomendações: Desenvolveu-se um mapeamento através de um questionário e acompanhamento destas ações de Promoção da Saúde e Prevenção de doenças desenvolvidas dentro da Instituição, com este mapeamento se conseguiu o real número e conhecimento de todas as ações que são desenvolvidas nos hospitais que compõem esse Complexo Hospitalar. Como fruto dessa experiência, será elaborado um relatório anual que será disponibilizado para a Instituição e a comunidade. Os registros do RHC foram analisados e ações de promoção e prevenção da saúde passaram a ser planejadas a partir dessas análises. O estágio foi de fundamental importância, porque contribuiu para mapear áreas de atuação do sanitarista dentro de uma instituição hospitalar, além de ampliar o conhecimento construído ao longo do curso. Reconheço que ainda é preciso alcançar novos conhecimentos e experiências práticas, bem como discuti-las em equipe multidisciplinar, para ampliar o escopo de atuação desse novo profissional de saúde com graduação em saúde coletiva.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Prevenção de Doenças; Registro Hospitalar de Câncer

Referências


INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Registros hospitalares de câncer: planejamento e gestão / Instituto Nacional de Câncer. 2 ed. – Rio de Janeiro: INCA, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. Declarações das conferências de promoção da saúde. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Reduzindo as desigualdades e ampliando o acesso à assistência à saúde no Brasil. Brasília: SAS/MS, 2002.