Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO PERMANENTE (EP): INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO DE SECRETÁRIOS LIGADOS À GRADUAÇÃO
Resumo
Trata-se de um relato de experiência de implementação de Educação Permanente (EP) com os funcionários, secretários, vinculados direta ou indiretamente à graduação, através de um Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) de uma Faculdade de Medicina e Enfermagem do interior paulista. Os objetivos da EP foram fortalecer o trabalho em equipe, a aprendizagem compartilhada, o compromisso com o outro, a capacidade de cooperação, de agregação e a comunicação efetiva entre os funcionários. Foram realizados três grupos com encontros semanais de duas horas de duração, formados por doze funcionários, dois psiquiatras que atuaram como facilitadores e uma supervisora do processo. Estes encontros ocorreram dentro da grade horária dos participantes por seis meses. O trabalho foi continuamente acompanhado por avaliação formativa. A atividade foi avaliada como satisfatória pelos funcionários e facilitadores. Os integrantes compartilharam incômodos e situações emergentes de seu cotidiano de trabalho e, assim, refletiram suas percepções e problematizaram os aspectos levantados, construindo aprendizagens que se reverteram em posturas mais produtivas e solidárias e favoreceram maior participação no processo de organização curricular. A maior compreensão dos métodos de ensino, unidades curriculares, programa avaliativo e dinâmica da graduação, promoveu ainda, maior sintonia e cooperação junto aos docentes e discentes. Houve uma resistência inicial devido ao pouco entendimento dos objetivos da proposta, que originalmente, além de inovadora, era destinada à capacitação docente. No entanto, com o desenvolvimento da atividade, superação do impacto do novo, ocorreu formação de identidade grupal. Ao término foi aplicado um formato de avaliação qualitativa que trouxe como aspectos positivos: maior tolerância e aceitação das diferenças, motivação para o trabalho, maior valorização do trabalho. Como aspectos negativos: dificuldade de tempo para participação devido ao excesso de trabalho, dificuldade pessoal de se colocar (ex.: medo de exposição) e necessidade de deslocamento de alguns participantes. Desta forma, a EP mostrou-se um instrumento útil e adequado para a apropriação de metodologias ativas de aprendizagem, de postura meta-crítica e pró-ativa pelos funcionários vinculados à graduação.
Palavras-chave
educação continuada, recursos humanos, processos grupais.