Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PERMANENTE (EP): INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO DE SECRETÁRIOS LIGADOS À GRADUAÇÃO
Camila Mugnai Vieira, Ieda Francischetti, Danielle Abdel Massih Pio, Vera Lucia Fedel Parpineli, Lidia Cristina de Almeida Lourenço, Ana Carolina Lemos Correa, Lilian Maria Giubbina Rolin, Márcia Oliveira Mato Soares

Resumo


Trata-se de um relato de experiência de implementação de Educação Permanente (EP) com os funcionários, secretários, vinculados direta ou indiretamente à graduação, através de um Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) de uma Faculdade de Medicina e Enfermagem do interior paulista. Os objetivos da EP foram fortalecer o trabalho em equipe, a aprendizagem compartilhada, o compromisso com o outro, a capacidade de cooperação, de agregação e a comunicação efetiva entre os funcionários. Foram realizados três grupos com encontros semanais de duas horas de duração, formados por doze funcionários, dois psiquiatras que atuaram como facilitadores e uma supervisora do processo. Estes encontros ocorreram dentro da grade horária dos participantes por seis meses. O trabalho foi continuamente acompanhado por avaliação formativa. A atividade foi avaliada como satisfatória pelos funcionários e facilitadores. Os integrantes compartilharam incômodos e situações emergentes de seu cotidiano de trabalho e, assim, refletiram suas percepções e problematizaram os aspectos levantados, construindo aprendizagens que se reverteram em posturas mais produtivas e solidárias e favoreceram maior participação no processo de organização curricular. A maior compreensão dos métodos de ensino, unidades curriculares, programa avaliativo e dinâmica da graduação, promoveu ainda, maior sintonia e cooperação junto aos docentes e discentes. Houve uma resistência inicial devido ao pouco entendimento dos objetivos da proposta, que originalmente, além de inovadora, era destinada à capacitação docente. No entanto,  com o desenvolvimento da atividade, superação do impacto do novo, ocorreu formação de identidade grupal. Ao término foi aplicado um formato de avaliação qualitativa que trouxe como aspectos positivos: maior tolerância e aceitação das diferenças, motivação para o trabalho, maior valorização do trabalho. Como aspectos negativos: dificuldade de tempo para participação devido ao excesso de trabalho, dificuldade pessoal de se colocar (ex.: medo de exposição) e necessidade de deslocamento de alguns participantes. Desta forma, a EP mostrou-se um instrumento útil e adequado para a apropriação de metodologias ativas de aprendizagem, de postura meta-crítica e pró-ativa pelos funcionários vinculados à graduação.

Palavras-chave


educação continuada, recursos humanos, processos grupais.