Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS (VER-SUS)
Patricia Pimentel Alves, Marcos Aguiar Ribeiro, Ana Suelen Pedroza Cavalcante, André Luís Façanha da Silva, José Gonçalves da Silva Júnior, Isa Carolina Ximenes Dias, Adriano Ferreira Martins, Hermínia Maria Sousa da Ponte, Lorenna Saraiva Viana

Resumo


Introdução: O VER-SUS é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, e tem como um dos objetivos proporcionar aos estudantes uma experimentação da realidade do SUS na tentativa de colaborar com a formação de profissionais críticos e sensíveis às reais necessidades da população (BRASIL, 2004). Assim, entende-se que para avaliar o verdadeiro impacto que o projeto causa é necessário conhecer as percepções dos acadêmicos participantes do Projeto. Objetivo: Conhecer a percepção dos estudantes participantes sobre o Projeto VER-SUS. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado ao final da vivência da edição inverno (julho de 2013) com os estudantes participantes do Projeto VER-SUS Sobral – CE. No que concerne a coleta de informações, utilizou-se um instrumento de entrevista semiestruturada, de forma a captar a fala dos estudantes participantes e a conhecer a percepção dos mesmos quanto ao projeto VER-SUS. Para a análise e organização das informações utilizou-se da categorização dos discursos captados. Vale salientar ainda, que foram respeitados os aspectos éticos. Resultados: A partir das falas sistematizaram-se três categorias: Transformação, Interdisciplinaridade, e Militância. Na categoria Transformação, coloca-se que as atividades de educação popular, rodas, vivência nos serviços, com os gestores, profissionais e usuários, bem como os espaços de devolutiva e sistematização promoveram a mudança na percepção do que é o SUS, bem como a vivência em caráter de imersão que propiciou o compartilhamento de afetos e saberes, potencializando assim a intensidade da vivência. Na categoria Interdisciplinaridade, foram relatados que são poucos os espaços onde as diversas categorias profissionais podem se integrar. Inseriu-se também a relevância de conhecer o fazer do outro e identificar as atividades do núcleo e do campo profissional. Na categoria Militância, relacionou-se o VER-SUS como um mecanismo de aproximação do movimento estudantil, como também, instigou a continuidade do movimento através de grupos de estudo, devolutivas nas universidades e organização do próximo VER-SUS. Conclusão: O Projeto VER-SUS representou um espaço de aprendizagem significativa através da problematização, reflexão e diálogo por meio dos quais se torna possível promover transformações na perspectiva da interdisciplinaridade e do conceito ampliado de saúde.

Palavras-chave


Ensino; Saúde Pública;Interdisciplinaridade; Protagonismo Estudantil

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. VER-SUS Brasil Caderno de textos. Série B. Textos Básicos de Saúde. 1ª ed. Brasília-DF, 2004.