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PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS (VER-SUS)
Resumo
Introdução: O VER-SUS é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, e tem como um dos objetivos proporcionar aos estudantes uma experimentação da realidade do SUS na tentativa de colaborar com a formação de profissionais críticos e sensíveis às reais necessidades da população (BRASIL, 2004). Assim, entende-se que para avaliar o verdadeiro impacto que o projeto causa é necessário conhecer as percepções dos acadêmicos participantes do Projeto. Objetivo: Conhecer a percepção dos estudantes participantes sobre o Projeto VER-SUS. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado ao final da vivência da edição inverno (julho de 2013) com os estudantes participantes do Projeto VER-SUS Sobral – CE. No que concerne a coleta de informações, utilizou-se um instrumento de entrevista semiestruturada, de forma a captar a fala dos estudantes participantes e a conhecer a percepção dos mesmos quanto ao projeto VER-SUS. Para a análise e organização das informações utilizou-se da categorização dos discursos captados. Vale salientar ainda, que foram respeitados os aspectos éticos. Resultados: A partir das falas sistematizaram-se três categorias: Transformação, Interdisciplinaridade, e Militância. Na categoria Transformação, coloca-se que as atividades de educação popular, rodas, vivência nos serviços, com os gestores, profissionais e usuários, bem como os espaços de devolutiva e sistematização promoveram a mudança na percepção do que é o SUS, bem como a vivência em caráter de imersão que propiciou o compartilhamento de afetos e saberes, potencializando assim a intensidade da vivência. Na categoria Interdisciplinaridade, foram relatados que são poucos os espaços onde as diversas categorias profissionais podem se integrar. Inseriu-se também a relevância de conhecer o fazer do outro e identificar as atividades do núcleo e do campo profissional. Na categoria Militância, relacionou-se o VER-SUS como um mecanismo de aproximação do movimento estudantil, como também, instigou a continuidade do movimento através de grupos de estudo, devolutivas nas universidades e organização do próximo VER-SUS. Conclusão: O Projeto VER-SUS representou um espaço de aprendizagem significativa através da problematização, reflexão e diálogo por meio dos quais se torna possível promover transformações na perspectiva da interdisciplinaridade e do conceito ampliado de saúde.
Palavras-chave
Ensino; Saúde Pública;Interdisciplinaridade; Protagonismo Estudantil
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. VER-SUS Brasil Caderno de textos. Série B. Textos Básicos de Saúde. 1ª ed. Brasília-DF, 2004.