Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO A REDE DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SAÚDE: O CASO DO PERMANECER SUS
Wilton Nascimento Figueredo, Gabriela Flor Martins, Renata Meira Veras, Maisa Mônica Flores Martins

Resumo


Introdução: O Permanecer SUS consiste em um programa proposto pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em 2008, que integra educação e trabalho. Objetiva a vivência de estudantes nas emergências dos principais hospitais de Salvador, com base na melhoria do atendimento prestado pelos profissionais, respaldando-se na Política Nacional de Humanização (PNH). O programa estimula os estudantes a pensarem e agirem, estruturalmente em rede, de forma interdisciplinar para o enfrentamento dos problemas e desafios contemporâneos no campo da Saúde Pública. Objetivo: Analisar as contribuições do programa Permanecer SUS para a formação dos estudantes e futuros profissionais de saúde, integrando educação e trabalho na compreensão do funcionamento de redes. Metodologia: A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico e analítico como caráter de revisão para embasamento teórico. Em seguida, na pesquisa de campo, os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas envolvendo os estudantes de saúde participantes do programa. Resultados: Os resultados apontaram para a constatação da efetividade e da importância da integração educação e trabalho, porém percebe-se que há deficiência na compreensão de como essa rede poderia ser utilizada para a resolutividade dos atendimentos nas ações de saúde no Sistema Único de Saúde. Conclusão: Conclui-se que o Programa Permanecer SUS oportuniza diálogo e poder de negociação aos integrantes e futuros profissionais de saúde. Além de proporcionar envolvimento e estímulo para se trabalhar em redes de forma interdisciplinar. Os estudantes envolvidos conseguem refletir sobre a sua formação em saúde e funcionamento das redes no SUS.

Palavras-chave


Educação e Trabalho;Redes; Permanecer SUS.

Referências


CAMPOS, Gastão Wagner Souza. Humanização na saúde: um projeto em defesa da vida. Interface-Comunic, saúde, educ, v.9, n.17, p.389-406, mar/ago, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a16.pdf>. Acesso em: 10 de dez 2013.

CAPUTO, Maria Constatina, et al. A participação dos alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde no "Permanecer SUS". IN: Bacharelado Intrerdisciplinar em Saúde: uma experiência inovadora no ensino superior. Salvador: EDUFBA, 2012

MENDES, Eugênio Vilaca. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011