Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO SAÚDE NA PRAÇA: A ENFERMAGEM COMO AGENTE PROMOTOR DA SAÚDE
Débora Valente da Silva, Quitéria Clarice Magalhães de Carvalho

Resumo


Caracterização do problema: O profissional enfermeiro tem entre muitas tarefas o compromisso com a promoção da saúde, devendo despertar a consciência do protagonismo individual e coletivo em sua clientela para a melhoria da qualidade de vida. A promoção da saúde pode e deve ser feita de diversas maneiras como, por exemplo, ações sociais que permitam interação direta entre comunidade e enfermagem. Nesse caso, a interação irá permitir que o que o profissional de Enfermagem atue como agente de promoção da saúde e prevenção de doenças estimulando hábitos de vida saudáveis. Descrição da experiência: Foi realizada uma ação social em uma praça pública no município de Fortaleza, Ceará, no mês de novembro de 2013. Para que esse evento fosse realizado, foram realizadas reuniões prévias com os voluntários da AME (Associação para o Melhoramento da Enfermagem), nas quais ficaram decididas as ações a serem efetuadas nesse evento. Na ação social foram montadas tendas com temática educativas divididas entre: saúde da mulher, da criança, sinais vitais e outras temáticas das quais acadêmicos de enfermagem sob a supervisão de especialistas, mestres e doutores também participantes da AME, fizeram educação em saúde. Efeitos alcançados: Durante a ação social, foram dadas orientações sobre diversas doenças, sobre as quais foram esclarecidos sinais e sintomas, meios de prevenção, e tratamento, assim como foram realizadas orientações a cerca de alimentação saudável, prática de exercícios físicos e a importância de autoexames e noções de higiene. A comunidade recebeu tais ações e participou dando entrada em cada tenda e levando consigo um sentido mais agradável do cuidado com a saúde. Recomendações: o profissional enfermeiro tem em seus processos formativos instrumentos que o tornam um agente promotor da saúde. Realizar ações sociais em praças públicas representa uma forma de alcançar o indivíduo em sua territorialidade. Favorecendo e agregando novos conhecimentos e empoderamento comunitário.

Palavras-chave


Enfermagem; Participação Comunitária; Promoção da Saúde

Referências


Oliveira DL.A 'Nova' saúde publica e a promoção da saúde via educação: entre a tr5adição e a inovação. Rev Latino-am Enfermagem.

Ayres JR. Norma e formação: horixontes filosóficos para as práticas de avaliação no contexto da promoção da saúde. Ciencias e saúde coletiva

Carvalho SR. Os multiplos sentidos da categoria "empowerment" no projeto de promoção a saúde.