Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DIALOGANDO COM O ADOLESCENTE SOBRE DST’S-AIDS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cheila Maria Lins Bentes, Hamilton Laertes Oldakoski, Marcos do Nascimento Bentes

Resumo


Caracterização do problema: Marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, a adolescência é considerada um período de transição entre a infância e a fase adulta. Na sociedade em que vivemos, associa-se a noção de crise, desordem e irresponsabilidade ao adolescente, e ainda agregamos a esses repertórios os riscos de: gravidez, contrair o HIV, uso de drogas ilícitas e morte por violência (Brasil, 2007). O Ministério da Saúde estruturou o Programa de Atenção a Saúde do Adolescente em nove eixos de atenção sendo um deles a Sexualidade e a Saúde reprodutiva, por ser tratar de problemáticas relevantes nesta faixa etária. Considerando um componente intrínseco da pessoa, a sexualidade sofre forte influência dos valores pessoais e familiares, crença, normas morais e tabus da sociedade (Brasil, 2010). Wong et al (2011), menciona a crescente incidência de doenças sexualmente transmissíveis e em especial a infecção por HIV. Brasil (2006) relaciona este fato ao inicio precoce da atividade sexual e a crescente incidência da AIDS entre adolescentes de 13 a 19 anos do sexo feminino. A região Norte concentra o maior percentual de indivíduos sexualmente ativos, com início da atividade sexual antes dos 15 anos (Brasil 2010). Descrição da experiência: Participamos de um projeto de extensão com duração de quatro meses, realizado pela Universidade Nilton Lins – UNINILTONLINS, com o objetivo de ofertar palestras educativas visando à prevenção de DST’s-AIDS em adolescentes das escolas públicas na cidade de Manaus, no período de setembro a dezembro de 2013. A programação realizada nas escolas públicas segue a seguinte disposição: palestras, sobre as temáticas do desenvolvimento do corpo humano na faixa etário da adolescência e medidas preventivas sobre DST / AIDS, palestra realizada em sala de aula, com dinâmica em grupo e aula expositiva. Palestra realizada no auditório, em forma de aula expositiva com uso do Data show e aberto a perguntas escritas e entregue a equipe. Distribuição de Folderes e preservativos (somente aos adolescentes que procuraram os acadêmicos para maiores informações). O grupo de acadêmicos inscritos totalizou 31 participantes dos seguintes cursos de graduação: Enfermagem e Medicina. Efeitos Alcançados: Planejamos manter este projeto, devido a sua importância para o grupo dos adolescentes, a interação da universidade com a comunidade e o despertar para a saúde pública, através de palestras preventivas realizadas pelos acadêmicos de saúde. Sendo gratificante para os coordenadores e de grande aprendizagem para os acadêmicos. As aulas foram planejadas através de pesquisas realizadas pelos acadêmicos sob a orientação dos coordenadores.

Palavras-chave


Adolescente; Sexualidade, DST's-AIDS; Prevenção

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Marco teórico e referencial : saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006 (1).

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

Wong, Fundamentos de Enfermagem Pediatrica. Editoria Marilyn J. Hockenberry; editores das seções David Wilson, Marilyn L. Winkelstein tradução de Danielle Corbett ...[et al.]. - Rio de Janeiro: Elservier, 2011.