Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O DITO E O NÃO DITO NA MÍDIA SOCIAL
Suzete Marchetto Claus, Rossano Sartori Dal Molin, Edimar Camargo Daros, Léia de Lima Kurchart

Resumo


A Influência da mídia sobre a cultura e o seu possível efeito sobre a gravidez na adolescência e o motivador para a construção desse trabalho, que tem um caráter descritivo exploratório com uma abordagem qualitativa. A internet foi uma mídia social a qual a sociedade elegeu como meio de comunicação para informar a todos indiferente de classe social ou raça, feito de sujeitos para sua própria sociedade. O publico adolescente por estar em um período de construção de valores esta diretamente ligado a possíveis influencias que possam acontecer em relação a mídia utilizada. O objetivo é analisar os possíveis efeitos produzidos a partir da mídia social sobre o tema gravidez na adolescência. O instrumento utilizado para avalizar os dados foi à tabela criada por Andrade, 2002, o qual permite a partir de um discurso dito pelas gestantes em seus blogs analisar os possíveis efeitos e também aquilo que não esta explícito. Os dados foram coletados de três blogs, os quais pertencem a mães adolescentes, encontrando nessas publicações relatos de toda sua trajetória, desde o encontro com seu parceiro, gravidez, parto e cuidados com seus bebês. Os depoimentos foram divididos em categorias e subcategorias, que tentaram dar conta de um todo, dessa vida social e emocional da gestante. Os dados encontrados esclarecem que essas gestantes estão buscando uma gravidez e que o fato da sua gestação estar ocorrendo no período da adolescência não e por falta de desconhecimento, mas por um desejo ingênuo, ou não, de ser mãe. E o fato que chama a atenção e que essas gestantes não têm uma relação entre si e nem mesmo uma proximidade física e tem hábitos e costumes parecidos entre si, seus vínculos sociais, igreja, escola e situação familiar as tornam parecidas. E esse é o ponto da influencia exercida pela mídia na vida das leitoras desses blogs, pois ao mesmo tempo em que essa parcela observada em similaridades isso pode ocorrer em uma escala maior e estar servindo de fator motivador/influenciador para mais jovens buscarem uma concepção ainda na sua adolescência.

Palavras-chave


Adolescência; Gravidez; Mídia; Cultura

Referências


ANDRADE, Sandra dos santos. UMA BOA FORMA. Representações de Corpo Feminino na revista Boa Forma. 2002. 139 f. Dissertação (mestrado) – curso de letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

 

ATKINSON, l. D.; Rpôs, M. E. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM. Rio de Janeiro: guanabar koogan, 1989.

 

CAMARGO, Brigido V.; Botelho, Lúcio J. AIDS, SEXUALIDADE E ATITUDES DE ADOLESCENTES SOBRE PROTEÇÃO CONTRA O HIV. São Paulo: Revista de Saúde Pública, V. 41, 2006.

 

CARLOS, Roberto. CRESCE O NUMERO DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NO BRASIL. Disponível em: <HTTP://ROBERTOCARLOSC.WORDPRESS.COM/2013/01/18/CRESCE-O-NUMERO-DE-ADOLESCENTES-GRAVIDAS-NO-BRASIL/>. Acesso em: 15 SET. 2013.

 

CHIPKEVITCH, E. PUBERDADE E ADOLESCENCIA: ASPECTOS BIOLÓGICOS CLÍNICOS E PSICOSSOCIAIS. São Paulo: ED. ROCA, 1994.

 

COSTA, Gilberto. ECA DEVERÁ SER REVISADO PARA INCLUIR CULTURA INDÍGENA, APONTA DIAGNÓSTICO. Disponível em: <HTTP://AGENCIABRASIL.EBC.COM.BR/NOTICIA/2010-11-25/ECA-DEVERA-SER-REVISADO-PARA-INCLUIR-CULTURA-INDIGENA-APONTA-DIAGNOSTICO>. Acesso em: 15 OUT. 2013.

 

DIRETRIZES NACIONAIS PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS NA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE – BRASÍLIA – DF – 2010. Disponível em: <HTTP://HTTP://BVSMS.SAUDE.GOV.BR> ACESSO EM 03 SET.2013.

 

FAGIM, Jorge R. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E ANALISA TRANSACIONAL – CARICIA O ALIMENTO DA ALMA. Rio de Janeiro: editora REVINTER, 2009.

 

FREUD, A. ON ADOLESCENTE. IN: FREUD, A ET AL. THE PSYCHOANALYTIC STUDY OF CHILD. N. Y. IUP. INC., VOL XIII, P. 255-278, 1958.

 

GOMES, Marco. CARACTERÍSTICAS DA AUDIÊNCIA DOS BLOGS NO BRASIL NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011. Disponível em: <HTTP://BLOG.BOO-BOX.COM/BR/2011/CARACTERISTICAS-DA-AUDIENCIA-DOS-BLOGS-NO-BRASIL-NO-PRIMEIRO-TRIMESTRE-DE-2011/>. Acesso em: 13 OUT. 2013.

 

AVENTURA DE UMA MAE AO S17, Disponível em; Rp://aventuradeumamaeaos17.blogspot.com.br/2013/01/e-duro-ser-mae-a. Acesso em: 10/09/2013

GRAVIDA AOS 17. Disponível em; Rp://gravidaaos17.blogspot.com.br/. Acesso em 10/09/2013

 

GRAVIDEZ  AOS 15. DISPONÍVEL EM : HTTP://GRAVIDEZAOS15.BLOGSPOT.COM.BR/. ACESSO EM 12/09/2013

 

IBGE, Disponível em:

Rp://www.ibge.gov.br/home/Rpôsncia/noticias/12062003INDIC2002.SHTM. Acesso em: 01 DE OUTUBRO DE 2013

 

KÖCHE, José Carlos. FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: TEORIA DA CIÊNCIA E INICIAÇÃO À PESQUISA. 21.ED. Petrópolis, RJ: VOZES, 2003.

 

MALDONADO, Maria Tereza. PSICOLOGIA DA GRAVIDEZ: PARTO E PUERPÉRIO. 14.ED. São Paulo: SARAIVA, 1997.

 

MALDONADO, Maria Tereza; Dickstein, Júlio. NÓS ESTAMOS GRÁVIDOS. Versão VER. E Atual. São Paulo: INTEGRARE, 2010.

 

MARCO, legal;  SAÚDE, UM DIREITO DE ADOLESCENTES. – BRASÍLIA DF, 2005. Disponível em:<HTTP://PORTAL.SAUDE.GOV.BR/PORTAL/ARQUIVOS/PDF/MARCO_LEGAL.PDF> Acesso em: 04 de SET. de 2013.

 

MARTINS, Maria Cezira Fantini Nogueira. HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ASSISTENCIAIS: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE. São Paulo: Casa Do Psicólogo, 2001

 

MEDEIROS, Marcelo ET AL. A SEXUALIDADE PARA O ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA EM GOIÂNIA. Revista Latino Americano De Enfermagem. V. 09, N°02. Ribeirão Preto, 2001.

 

MEIRELLES, Marcelo. A MÍDIA E A GRAVIDEZ NO BRASIL. Disponível em: <HTTP://WWW.PEDIATRIABRASIL.COM.BR/2010/09/MIDIA-E-GRAVIDEZ-NA-ADOLESCENCIA.HTML>. Acesso em: 18 OUT. 2013.

 

MONTARDO, S. P. E Rocha, P. J. NETNOGRAFIA. INCURSÕES METODOLÓGICAS NA CIBERCULTURA, Dez. 2005. In: E-Compós. Revista Da Associação Nacional De Programas De Pós-Graduação Em Comunicação. Disponível em: Rp://www.compos.org.br/ecompos.

 

MOREIRA, M. M. T. ET AL. CONFLITOS VIVENCIADOS PELAS ADOLESCENTES COM A DESCOBERTA DA GRAVIDEZ. Revista Da Escola De Enfermagem da USP, V.42, N°2, Junho De 2008.

 

MÓS, Luis. HERANÇA CULTURAL NO PARTO. Disponível em: <HTTP://REPOSITORIO.HFF.MIN-SAUDE.PT/BITSTREAM/10400.10/921/1/HERANÇA CULTURAL NO PARTO.PDF>. Acesso em: 20 OUT. 2013.

ORGANIZÁCION MUNDIAL DE LA SALUD (OMS). PROBLEMAS DE SALUD DE LA ADOLESCÊNCIA. SÉRIES DE INFORMES TÉCNICOS. GENEVA: OMS, 1965.

 

RBS, Grupo. SEXUALIDADE DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. Disponível em: <HTTP://WWW.CLICRBS.COM.BR/ESPECIAL/SC/PORTAL-SOCIAL/19, 0,2789464,A-SEXUALIDADE-DOS-ADOLESCENTES-BRASILEIROS.HTML>. Acesso em: 01 OUT. 2003.

 

SAITO, M. I. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. FATORES DE RISCO. IDÉIAS. PAPEL DA EDUCAÇÃO NA AÇÃO PREVENTIVE AO ABUSO DE DROGAS E A DST AIDS. Fundação Para O Desenvolvimento Para Educação, 1996.

 

SHITTINE, D. BLOG: COMUNICAÇÃO E ESCRITA ÍNTIMA NA INTERNET. Rio De Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

 

SOUSA, Pedro M. L. DESENVOLVIMENTO MORAL NA ADOLESCENCIA, 2006. Disponível em: <HTTP://WWW.PSICOLOGIA.PT/ARTIGOS/TEXTOS/A0296.PDF> acesso em: 04 SET. 2013.

 

STANHOPE, Marcia; Lancaster, Jeanette; ENFERMAGEM COMUNITÁRIA: PROMOÇÃO DE SAÚDE DE GRUPOS, FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS. 1.ª ED. Lisboa : Lusociência, 1999.

 

THOMPSON, C. THE EARLY YEARS. IN: NEW YORK MAGAZINE, 2006.

TORTORA, Gerard J.; Grabowski, Sandra R. Tradução De Maria Regina Borges, CORPO HUMANO: FUNDAMENTOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA. 6. ED. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

 

TURATO, Egberto Ribeiro. TRATADO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CLÍNICO-QUALITATIVA: CONSTRUÇÃO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA, DISCUSSÃO COMPARADA E APLICAÇÃO NAS ÁREAS DA SAÚDE E HUMANAS. Petrópolis, RJ: VOZES, 2003.