Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA PARA USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Suzete Marchetto Claus, Maristela Person Cardoso, Thainara Brandolt da Rocha, Aline Machado da Rosa, Priscila Minhoni Moreira

Resumo


Introdução: O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - Pró-Pet Saúde UCS propõe a vivência em serviços de atenção primária em saúde, bem como serviços de saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Reviver (CAPS). Nesta edição do Programa, foi possível fazer atividades de caráter multiprofissional, buscando atender as necessidades do local de prática, assim como trazer a experiência vivenciada para a vida acadêmica dos alunos nos cursos envolvidos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de encontros semanais realizados no CAPS em que aspectos relacionados à enfermagem, psicologia e nutrição fossem explorados e reforçados a cada encontro, mudando o foco da doença para a saúde possibilitando ações interdisciplinares que pudessem auxiliar no tratamento dos usuários. Metodologia: Para a realização da vivência foi proposto que cada semana uma área do conhecimento seria focada com o auxilio das outras através de um método pedagógico em que  foram utilizados dinâmicas de grupo, rodas de conversa e elaboração de receitas de culinária, a fim de que houvesse um espaço de integração, reflexão e resolução de dúvidas e incertezas da parte dos usuários. A partir das oficinas oferecidas como dinâmicas (psicologia), receitas saudáveis (nutrição) e debate sobre saúde-doença (enfermagem), houve estímulo ao vínculo do usuário com o local, fazendo com que o mesmo busque o CAPS não somente como forma de tratamento, mas também para fazer atividades de integração buscando sair do foco da doença, na tentativa de se buscar saúde e a coletividade como ferramenta terapêutica. Resultados: foi percebida a importância de atuar como equipe interdisciplinar. Os feedbacks recebidos dos usuários trouxeram as questões referentes à importância de mais um momento de escuta, possibilidade de conhecer melhor o outro, refletir sobre experiências de vida e a empatia com que os facilitadores da atividade demonstraram durante o processo. A integração proporcionada entre os mesmos e os profissionais envolvidos, traz um ambiente agradável, possibilitando criar amizades, vínculo, auxílio no que outro tem a oferecer e a receber, a coletividade como forma de superação dos problemas, além de informação sobre prevenção e promoção à saúde. A interdisciplinaridade oferecida como ferramenta em educação em saúde, demonstra que o trabalho só é eficaz quando é realizado em equipe e que a integração das informações pode contribuir como auxiliadora no tratamento sob qualquer circunstância.

Palavras-chave


interdisciplinaridade; terapia; saúde mental; integração

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